Pesquisa do DEM traça perfil de candidato ideal: homem, cristão, conservador, honesto e "do povo"

Com ala do partido sob as asas de Jair Bolsonaro no governo, o DEM busca candidato da "terceira via" para as eleições presidenciais de 2022

Jair Bolsonaro e Henrique Mandetta (Foto: Presidência da República)
Escrito en POLÍTICA el

Em busca da chamada "terceira via" para as eleições presidenciais, apesar de boa parte do partido continuar abrigado sob as asas do governo Jair Bolsonaro (sem partido), o DEM pediu na pesquisa encomendada ao Instituto Ipsos que fosse traçado um "perfil" do presidente idealizado pela população brasileira.

A resposta, revelada pela revista Veja, no entanto, mais parece um desejo do partido, que tem sua raiz na antiga Aliança renovadora Nacional (Arena), que deu suporte à ditadura.

Homem, entre 40 e 60 anos, ter experiência política e saber se comunicar bem. O perfil ainda sugere que o candidato seja cristão, conservador e honesto. Uma última característica é que seja "do povo" - um dos atributos que foge da "tradição" do partido.

A mesma pesquisa revela, no entanto, que a preferência diante dos candidatos colocados é um tanto diferente.

O levantamento mostra que Lula teria 58% dos votos contra 25% de Bolsonaro – brancos e nulos somam 13% e 4% não responderam. Além de Bolsonaro, Lula venceria quaisquer candidatos da chamada terceira via nas eleições presidenciais.