William Santana: Quem é o servidor do Ministério da Saúde?

William Amorim Santana esteve envolvido nas negociações da compra da Covaxin pelo governo federal.

Omar Aziz e Renan Calheiros (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Escrito en POLÍTICA el

William Santana é técnico da Divisão da Importação do Ministério da Saúde, subordinado a Luis Ricardo Miranda, irmão do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), e será ouvido nesta sexta-feira, 09, na CPI da Pandemia da Covid-19, por ter sido um dos responsáveis em apontar problemas em um documento de compra da vacina Covaxin.

A vacina é produzida pelo laboratório indiano Bharat Biotech e representada no Brasil pela empresa Precisa.

Convocação de Santana foi aprovada após requerimento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

Vice-presidente da CPI da Pandemia, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é o responsável pelo pedido de convocação do técnico, pois acredita que ele pode ter informações importantes a respeito do contrato celebrado entre União e a Bharat Biotech.

O nome Wiliam Santana foi citado na CPI pela fiscal de contratos da pasta Regina Célia, que prestou depoimento na última terça-feira, dia 06. De acordo com ela, ele foi o responsável pela liberação da importação da Covaxin, mesmo com as irregularidades constatadas nos contratos entre as partes Ministério da Saúde e Bharat Biotech.

Carta de posicionamento ao Presidente Jair Bolsonaro

Foi encaminhada ontem, dia 08, pela CPI um ofício ao Palácio do Planalto solicitando posicionamento do Presidente Jair Bolsonaro sobre as acusações feitas pelos irmãos Miranda.

A resposta de Bolsonaro para a carta foi: “Sabe qual a minha resposta? Caguei. Caguei para a CPI”, afirmou.

O pedido de esclarecimentos foi assinado pelo presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), pelo relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e pelo vice-presidente, senador Randolfe Rodrigues.

Siga ao vivo

https://www.youtube.com/watch?v=8c0b0mL5L3o