Lula inicia domingo visita ao Nordeste para debater o país

O ex-presidente tem encontro marcado com lideranças políticas e sociais de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula inicia, neste domingo (15), uma visita a seis estados do Nordeste. O objetivo é encontrar lideranças políticas e sociais para debater o atual momento e os caminhos do Brasil.

O petista passará por Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. A agenda prevê reuniões com governadores, representantes de movimentos sociais e sindicais, além de lideranças regionais.

Em consequência das restrições impostas pela pandemia do coronavírus, não haverá ato público de massa em nenhum dos estados.

Esta será a primeira vez que Lula retorna a Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, depois dos 580 dias de prisão em Curitiba. Em Pernambuco e na Bahia, ele esteve em 2019.

A região do Nordeste é uma das que sofrem mais fortemente os efeitos da crise econômica, com perda de renda, emprego e aumento da inflação.

Um levantamento divulgado no início de agosto, pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), aponta como a Covid-19 impactou diretamente a renda de 59% das pessoas do Nordeste.

Os moradores do Piauí (79%) e do Ceará (65%) foram os que mais indicaram ter perdido renda em consequência da pandemia.

A situação atual do país e, mais especificamente, do Nordeste é extremamente diferente dos anos do governo Lula. Entre 2001 e 2011, a renda per capita mediana no Nordeste cresceu 73%, a renda das zonas rurais subiu 85% e a dos pretos e pardos aumentou mais que a dos brancos (66,3% e 85,5% contra 47,6%).

Programação

A agenda do ex-presidente foi divulgada no site de Lula. Ele viaja no domingo (15) para Pernambuco, quando irá se encontrar com o governador Paulo Câmara (PSB). Na segunda (16), se encontra com movimentos sociais do estado.

Nos dias 17 e 18 (terça e quarta), Lula estará em Teresina (Piauí). Ainda no dia 18, ele chega a São Luís (Maranhão), onde fica até sexta-feira (20), quando vai para Fortaleza (Ceará).

Na terça (24), Lula tem agenda em Natal com a governadora Fátima Bezerra (PT). E nos dias 25 e 26 (quarta e quinta), o ex-presidente estará em Salvador (BA).

Temas