Após endereço errado, Justiça intima Cury em processo de Isa Penna

Defesa do deputado entregou à Justiça e-mail, telefone e endereço, com isso, processo deve avançar

Fernando Cury - Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP) já foi procurado quatro vezes pela Justiça de São Paulo, mas não foi encontrado no endereço que havia fornecido à Justiça.

Devido ao “sumiço” do parlamentar, a Procuradoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo exigiu da defesa do parlamentar que fornecesse endereço, número de telefone e e-mail à Justiça, o que foi realizado.

Com isso, o processo que Isa Penna (PSOL-SP) move contra Cury por tê-la assediado sexualmente no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) deve ser agilizado.

Relembre o caso

Durante a votação do orçamento para 2021, ocorrida no fim do ano passado, a deputada Isa Penna conversava com o presidente da Casa, à época o deputado Cauê Macris (PSDB), quando de-repente, o deputado Fernando Cury a agarra por trás e apalpa um dos seios da deputada.

A cena foi gravada pelas câmeras da Alesp e exibida em reportagens de todos os meios de comunicação.

Todavia, o machismo estrutural da Assembleia paulista se organizou por não cassar o mandato de Cury, mas suspendê-lo.

Em discurso na Assembleia Legislativa de São Paulp, a deputada estadual Isa Penna (PSOL) falou sobre o assédio sexual que sofreu por parte do deputado Fernando Cury.

“Eu fui assediada, eu fui apalpada na lateral do meu corpo pelo deputado Fernando Cury, do partido Cidadania. O vídeo já vai estar disponível e eu vou entrar com um boletim de ocorrência e com uma representação. Certamente não é um caso isolado. A gente vê a violência política e institucional o todo tempo contra as mulheres. O que dá direito a alguém a encostar em uma parte íntima do meu corpo? O meu peito é íntimo. É o meu corpo. Eu estou pedindo pelo direito de ficar de pé e falar com o presidente da Assembleia Legislativa sem ser assediada”, afirmou a deputada.

Alesp suspende Fernando Cury após assédio sexual contra Isa Penna

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (1º), suspender temporariamente o mandato do deputado Fernando Cury (Cidadania) por 180 dias. A decisão ocorre após o parlamentar assediar sexualmente a deputada Isa Penna (PSOL).

O tempo de suspensão, que equivale a seis meses, foi o mesmo sugerido pelo relator do caso no Conselho de Ética, deputado Emidio de Souza (PT). Antes, o plenário estava discutindo a pena branda de 119 dias. Ao todo, 86 deputados votaram.

“Cury merecia ser cassado, mas essa punição aprovada é um avanço diante do que estava sendo votado anteriormente e da agressão sofrida pela Deputada Isa Penna”, avalia Emidio.