Fernando Cury, assediador de Isa Penna, é eleito para o Condeca-SP

Deputado teve seu mandato suspenso por seis meses até outubro deste ano por assediar sexualmente a colega no plenário da Alesp

Foto: Divulgação/Agência Alesp
Escrito en POLÍTICA el

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), suspenso por seis meses por assediar a colega Isa Penna (PSOL-SP), foi eleito no último domingo (15) membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca-SP) para um mandato de dois anos, entre 2021 e 2023.

O Condeca-SP é um colegiado consultivo composto por 40 conselheiros (20 titulares e 20 suplentes) que participam da elaboração das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente com o governo estadual. Os integrantes são eleitos todos pela sociedade civil.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social informou não ter responsabilidade sobre as eleições do Condeca-SP.

"O órgão é independente, formado por 40 membros (sendo 20 titulares e 20 suplentes) representantes do poder público e da sociedade civil. A eleição de seus membros ocorre de forma completamente autônoma do Governo do São Paulo e é realizada por 453 representantes de organizações da sociedade civil ligadas à defesa dos diretos das crianças e adolescentes. Na eleição realizada no dia 15 de agosto, Fernando Cury foi um dos 40 membros eleitos. Legalmente, a pasta não pode interferir na decisão."

Mandato suspenso

Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu por unanimidade suspender temporariamente o mandato do deputado Fernando Cury por 180 dias. A decisão ocorre após o parlamentar assediar sexualmente a deputada Isa Penna (PSOL).

O tempo de suspensão, que equivale a seis meses, foi o mesmo sugerido pelo relator do caso no Conselho de Ética, deputado Emidio de Souza (PT). Antes, o plenário estava discutindo a pena branda de 119 dias. Ao todo, 86 deputados votaram.

“Cury merecia ser cassado, mas essa punição aprovada é um avanço diante do que estava sendo votado anteriormente e da agressão sofrida pela Deputada Isa Penna”, avalia Emidio.

Em dezembro de 2020, uma câmera de segurança da Alesp flagrou quando o deputado passou a mão no seio da parlamentar no plenário, em um abraço por trás, durante a votação do orçamento do estado para 2021. Com a suspensão de Cury, quem deve assumir em seu lugar é o ex-deputado Padre Afonso (PV), que integrava a coligação que elegeu o deputado em 2018.

Equipe de Fernando Cury se pronuncia

Após a publicação desta matéria, a assessoria de imprensa do deputado Fernando Cury enviou uma nota informando que sua eleição para o Condeca não tem qualquer relação com seu mandato.

Confira, abaixo, a íntegra da nota.

"A respeito das eleições do Condeca-SP:

Fernando Cury tem sua atuação aprovada no Condeca-SP e a sociedade civil reconhece seu trabalho.

Fernando Cury foi reeleito para ocupar uma das 10 cadeiras, representando novamente a sociedade civil e exercerá agora seu quarto mandato dentro do conselho (sendo 2 representando anteriormente o Poder Público e 2 representando a Sociedade Civil). Além disso, Cury é presidente do Conselho, escolhido e eleito pelos seus pares da sociedade civil.

Ele foi eleito no último domingo (15) de forma democrática e exercerá novamente a função de conselheiro. É importante ressaltar que esta eleição nada tem a ver com o mandato de deputado de Fernando Cury. São coisas totalmente diferentes como explicado acima.

Vale reforçar que, a despeito das provocações e informações infundadas, cada vez mais fica clara e evidente que a narrativa de algumas figuras públicas tem como objetivo angariar curtidas e comentários e manter-se na mídia. Cabe ressaltar que a defesa do deputado, com provas contundentes, irá reparar no seu devido tempo todos os erros e falsas acusações feitas inclusive pelos veículos de imprensa"

Notícias relacionadas:

Por unanimidade, Alesp suspende Fernando Cury após assédio sexual contra Isa Penna

Isa e Emidio protocolam Mandado de Segurança para garantir punição maior a Fernando Cury na Alesp

Campanha pede cassação de Fernando Cury após Alesp decidir por pena branda

“Não acabou a luta pela cassação”, diz Isa Penna após relator indicar suspensão de seis meses para Fernando Cury

Advogado de Fernando Cury admite que deputado pode ter tocado na “base do seio” de Isa Penna: “Muito de leve”

Com informações do G1