Indicado por Bolsonaro ao STF, Nunes Marques assume vaga no TSE

Cerimônia de posse não foi transmitida pelo TSE a pedido do ministro

Reprodução/YouTube
Escrito en POLÍTICA el

O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, assumiu na terça-feira (31) vaga de substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O posto ficou vago após a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello.

A cerimônia de posse de Nunes Marques no TSE aconteceu na terça e não teve transmissão ao vivo por solicitação do magistrado. Ao lado do novo substituto do tribunal, esteve o presidente da corte, Luís Roberto Barroso, que teceu elogios a ele.

Nunes Marques foi indicado para a cadeira no TSE no dia 4 de agosto pelo plenário do STF no lugar do ex-ministro Celso de Mello em 5 de novembro de 2020, após indicação do presidente Jair Bolsonaro.

No STF, o ministro tem demonstrado alinhamento com o bolsonarismo em votações referentes à Operação Lava Jato. Ele foi um dos que votou para suspender a anulação dos processos contra o ex-presidente Lula e para impedir a suspeição do ex-juiz Sergio Moro.

A chegada do magistrado no TSE acontece em meio a uma cruzada golpista de Bolsonaro contra a Justiça Eleitoral e contra o próprio STF. Alegando supostas fraudes - não comprovadas -, o chefe do Executivo defende o voto impresso.

Com informações do TSE