Tabata Amaral anuncia filiação ao PSB

Deputada Federal filia-se ao partido do namorado João Campos após deixar PDT

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Tabata Amaral, deputada federal por São Paulo, anunciou em entrevista ao programa Conversa com Bial, da Rede Globo, que irá se filiar ao PSB, Partido Socialista Brasileiro, o mesmo de seu namorado, o prefeito de Recife, João Campos. O anúncio foi feito na madrugada de quinta para sexta, 17.

Bial iniciou uma série de entrevistas com personalidades que deverão ser figuras importantes nas eleições 2022. O prefeito João Campos também fez uma participação no programa para anunciar a filiação de Amaral ao PSB.

A deputada aproveitou para explicar a decisão e rebater possíveis críticas sobre sua entrada no partido do namorado: “A minha trajetória na política é independente e, da mesma forma, a conversa com os partidos foi independente”.

Tabata Amaral vence disputa judicial com o PDT e mantém mandato

Após inúmeras divergências com seu partido de origem, o PDT de São Paulo, sendo o caso mais grave seu voto a favor da Reforma da Previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro, Tabata do Amaral foi suspensa pelo Partido Democrático Trabalhista em julho de 2019.

A ação fez com que a deputada entrasse com ação individual no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pleiteando a continuidade de seu mandato e desfiliação do partido, argumentando que estaria sendo submetida a "prática arbitrária tomada pelo partido" em outubro do mesmo ano.

Somente em maio de 2021, o TSE aceitou, por seis votos a um, o pedido de Tabata para sair do PDT sem perder seu mandato como deputada federal.

Com a vitória, Tabata afirmou que disputaria a reeleição em 2022 e que só faltava decidir por qual partido.

Agora não falta mais. Será pelo PSB.