Ipespe: Lula cresce e venceria todos no segundo turno

Levantamento divulgado pelo instituto mostra o ex-presidente com 43% no primeiro turno

Foto: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Pesquisa divulgada pelo instituto Ipespe nesta quinta-feira (30) mostra que o ex-presidente Lula (PT) segue disparado na liderança em todos os cenários para as eleições de 2022. O ex-mandatário também venceria qualquer adversário no segundo turno.

Segundo o levantamento, Lula cresceu 3 pontos entre agosto e setembro e agora possui 43% das intenções de voto. Na sequencia está o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), com 28%. Bolsonaro cresceu 4 pontos no mesmo período.

Ciro Gomes (PDT), com 11%, João Doria (PSDB), com 5%, Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 4%, e Rodrigo Pacheco (DEM), com 2%, aparecem na sequencia.

Cenário 2

Mesmo em um cenário com mais candidatos, Lula segue com ampla vantagem. O petista tem 42%, seguido de Bolsonaro, 25%, Ciro, 9%, e Sergio Moro (Sem Partido), 7%.

Nessa projeção, Mandetta, Datena (PSL) e Eduardo Leite (PSDB) tem 3%. Simone Tebet (MDB) e Pacheco aparecem com 1%. Alessandro Vieira (Cidadania) não pontuou.

Lula vence no segundo turno

No segundo turno, Lula venceria todos os adversários testados pelo Ipespe. Contra Bolsonaro, o ex-presidente teria uma vitória por 50% a 31%. Contra o ex-juiz Sergio Moro, Lula alcançaria 53% a 34%. Em uma disputa com Ciro, Lula venceria por 49% a 30%.

O ex-presidente também triunfaria contra as duas opções tucanas: contra Leite, por 49% a 30%; e contra Doria, por 50% a 27%.

O Ipespe entrevistou 1.000 pessoas de 16 anos ou mais, de todas as regiões do Brasil, entre 22 e 24 de setembro. Ao contrário das anteriores, essa pesquisa não foi encomendada pela XP Investimentos.

Com informações de Carta Capital e Brasil 247