DEM e PSL estariam próximos de uma fusão, diz colunista

De acordo com Lauro Jardim, de O Globo, negociações estariam bem avançadas. Se a união for concretizada, novo partido será o maior do Congresso, com 81 deputados federais e seis senadores

Escrito en POLÍTICA el

As negociações entre o Democratas (DEM) e o Partido Social Liberal (PSL) para uma fusão das duas siglas, segundo o colunista Lauro Jardim, do diário conservador carioca O Globo, estariam bastante avançadas. Ainda de acordo com o jornalista, já estaria inclusive definido que a presidência do novo partido ficaria nas mãos de um integrante do PSL.

Se de fato a junção das duas legendas sair do papel, entraria em cena na política brasileira o maior partido do Congresso Nacional, com 81 deputados federais e seis senadores (o DEM tem 28 deputados e cinco senadores, enquanto o PSL registra 53 deputados e um senador).

Até poucos meses, o que se comentava em Brasília era a respeito de uma fusão maior ainda, que envolveria além dos dois partidos em questão, também o PP. No entanto, a ida do senador Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil do governo Bolsonaro teria esfriado as conversas. A fusão dessas três siglas criaria um “superpartido”, que contaria com 121 deputados e 15 senadores.