Coronel da polícia do RS convoca para atos golpistas do 7 de setembro

"7 de setembro: é Brasil ou eles", diz uma das publicações feitas por Coronel Maciel nas redes

Coronel Antonio Carlos Maciel Rodrigues Junior | Foto: Reprodução/BMRS
Escrito en POLÍTICA el

Antonio Carlos Maciel Rodrigues Junior, coronel da ativa da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, tem usado as redes sociais para convocar para os atos golpistas do 7 de setembro, mobilizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo reportagem dos jornalistas Carlos Rollsing e Humberto Trezzi, do portal GaúchaZH, são frequentes as publicações de Rodrigues sobre os atos. Na mais recente, feita na madrugada desta segunda-feira (6), ele compartilhou o seguinte: "Chegamos no limite. Não tem mais conversa, daqui pra frente não só exigiremos, faremos cumprir a Constituição, ela será cumprida a qualquer preço, e ela tem dupla mão, não é de um lado só”.

Em outra postagem, coronel Maciel compartilha o seguinte: "7 de setembro: é Brasil ou eles",

Levantamento feito pelo grupo RBS aponta que dos 114 oficiais da BM - 30 coronéis e 84 tenente-coronéis -, 6 usam as redes para manifestar apoio a Bolsonaro. O único, no entanto, que fez publicações em favor dos atos golpistas do 7 de setembro foi o coronel Maciel.

Maciel é quem comanda o Comando de Operações Especiais (COE) da BM. Questionado pela reportagem, ele se limitou a dizer que é oficial da ativa e "assuntos da BM quem responde é o comandante-geral da BM".

A cúpula da corporação reforçou recomendação para que agentes não se juntem aos atos. Quem o fizer pode ser punido por "fazer apologia de fato que a lei militar considera crime, ou do autor do mesmo, em lugar sujeito à administração militar" ou "incitar desobediência".

As postagens em questão tinha limitação de compartilhamento apenas para amigos.

Confira abaixo algumas das publicações compartilhadas pelo coronel: