Bombeiro: Após encontro com Nogueira, Lira tenta arrefecer ânimos no STF

A pedido do Planalto, o presidente da Câmara se reuniu com Gilmar Mendes nesta quarta

Arthur Lira e Jair Bolsonaro - Foto: Palácio do Planalto
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), segue na missão de manter tudo como está. Depois de fazer discurso minimizando o golpismo de Jair Bolsonaro, Lira trabalha para "acalmar" os ânimos do Supremo Tribunal Federal (STF).

Logo após o discurso, o parlamentar se encontrou com os ministros Ciro Nogueira (PP), da Casa Civil, e Flávia Arruda (PL), da Secretaria de Governo. Segundo o colunista Vicente Nunes, do Correio Braziliense, a dupla teria levado Lira ao Palácio do Planalto. A expectativa era de uma reunião com Bolsonaro.

O encontro com o chefe do Executivo parece não ter ocorrido, mas Lira entrou em missão dada pelo Planalto. Segundo Lauriberto Pompeu e Camila Turtelli, O Estado de S.Paulo, presidente da Câmara se reuniu com o ministro Gilmar Mendes, do STF, após falar com Nogueira e Arruda.

O objetivo do encontro de Lira com Gilmar seria o de diminuir as tensões entre Planalto e STF, uma missão que parece quase impossível após os atos golpistas pró-Bolsonaro do 7 de setembro.

Em discurso feito nesta quarta, o presidente do STF, Luiz Fux, foi duro e chegou a pressionar Congresso para avaliar crime de responsabilidade de Bolsonaro. “O Supremo Tribunal Federal não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre pelo chefe de qualquer Poder, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso”, disse.