Brasil volta ao Conselho de Segurança da ONU, onde ficará até o fim de 2023

Ao lado do Japão, o Brasil é o país que foi eleito mais vezes para ocupar uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU

Conselho de Segurança da ONU | Foto: Manuel Elías/ONU
Escrito en POLÍTICA el

O Brasil voltou a ter uma assento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2022. Ao lado do Japão, o Brasil é o país que foi eleito mais vezes para ocupar uma cadeira no órgão, que é o mais importante do Sistema ONU.

O Brasil foi eleito para ocupar uma das vagas da América Latina e do Caribe no biênio 2022-2023, em substituição a São Vicente e Granadinas. O país retorna ao Conselho de Segurança após um hiato de 10 anos. O embaixador Ronaldo Costa Filho será representante da diplomacia brasileira.

A América Latina tem direito a duas cadeiras rotativas. A segunda vaga está sendo ocupada pelo México desde 2021.

O Conselho de Segurança da ONU é formado por 15 países-membro, sendo 5 permanentes: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.

Gabão, Gana, Emirados Árabes e Albânia são os outros quatro países que assumem cadeiras em 2022 junto do Brasil. Quênia, Índia, Noruega e Irlanda entraram junto do México em 2021.

Ao lado do Japão, o Brasil é um dos que mais vezes foi eleito para ocupar uma cadeira no organismo: 11 vezes. As duas nações, junto a Índia, Alemanha e União Africana, historicamente defendem uma reforma no conselho para ampliar o número de membros permanentes.