Humberto Costa (PT): "Nossa pré-candidatura ao governo de Pernambuco é para valer"

Senador conversou com o governador Paulo Câmara (PSB), com quem o PT mantém aliança, para afirmar a legitimidade de seu partido em lançar candidato no estado

Humberto Costa, pré-candidato do PT ao governo de Pernambuco, com o ex-presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert)Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Em meio às negociações entre o PT e o PSB nos estados e a nível nacional para as eleições deste ano, o senador Humberto Costa (PT-PE) disse à Fórum que seu partido, apesar da aliança que mantém com o PSB em Pernambuco, tem legitimidade para lançar seu nome ao governo do estado. "Nossa pré-candidatura é para valer", afirmou.

Na segunda quinzena de dezembro, o PT pernambucano aprovou a pré-candidatura de Humberto Costa ao Palácio do Campo das Princesas por ampla maioria e o nome do senador tem o apoio do ex-presidente Lula.

O PSB, no entanto, tenta convencer o PT a abrir mão de candidaturas em alguns estados para apoiar Lula na corrida pela presidência. Entre esses estados, estão São Paulo, onde o PSB tenta filiar Geraldo Alckmin e emplacá-lo como vice de Lula, na expectativa de que Fernando Haddad retire sua pré-candidatura para apoiar Márcio França, e Pernambuco.

Em seu segundo mandato, o governador pernambucano, Paulo Câmara (PSB), deve ser candidato ao Senado e o nome mais cotado dentro de seu partido para concorrer à sucessão é o do ex-prefeito de Recife, Geraldo Júlio. Ainda não há, entretanto, uma definição sobre o tema.

Humberto: "Nossa pré-candidatura é pra valer"

Em meio a essas tratativas, Humberto Costa se reuniu, na última sexta-feira (7), com o governador Paulo Câmara. À Fórum, o senador revelou que, na conversa, reafirmou ao político do PSB a legitimidade de sua pré-candidatura.

"Conversei com o governador Paulo Câmara para dizer a ele que a nossa pré-candidatura ao governo de Pernambuco é para valer. Meu nome foi lançado pelo PT estadual, com o apoio do PT nacional e do próprio presidente Lula, com quem tenho conversado. Não é ato de guerra ou beligerância. Mas o PT tem capital político de sobra para colocar um nome à disposição", declara.

Segundo Costa, a trajetória do PT em Pernambuco e sua própria experiência política credenciam seu nome como pré-candidato.

"Já governamos o Recife por três gestões, temos programas exitosos e, no meu caso, fui deputado estadual, federal, o vereador mais votado da história do Recife, secretário municipal de Saúde, secretário estadual da Cidades, ministro da Saúde. Estou chegando ao meio do mandato de senador, meu segundo, depois de ser o mais votado em 2018. Então, temos bastante a oferecer a Pernambuco, terra natal do presidente Lula", pontua.

Humberto Costa pondera, contudo, que a aprovação, por parte do PT, de sua pré-candidatura, se dá no âmbito das discussões com a Frente Popular de Pernambuco, composta por mais de 10 partidos, e que por isso ainda não há uma decisão definitiva sobre o tema.

"Tudo se insere nas discussões que, neste momento, travamos sobre alianças. Nada é imutável. Mas queremos ter protagonismo neste debate", explica.