Descontente, metade dos deputados do PDT pressiona Ciro e pode apoiar Lula

Parlamentares querem que o partido defina a situação no máximo até o final de fevereiro ou meados de março

Ciro Gomes (Foto: André Carvalho/CNI)
Escrito en POLÍTICA el

Metade dos 25 deputados federais do PDT tende a apoiar a candidatura de Lula (PT) à Presidência da República, enquanto um terço segue a favor de Ciro Gomes (PDT) e acha cedo para tomar decisões com base em pesquisas eleitorais.

Segundo a coluna de Ricardo Noblat, no Metrópoles, há pressa entre parte da bancada do partido na Câmara dos Deputados para definir se Ciro, cuja candidatura desidratou principalmente com a entrada de Sergio Moro (Podemos) na disputa, será o nome principal da legenda na corrida ao Palácio do Planalto.

Os descontentes com o desempenho do vice-presidente do PDT querem que o partido defina a situação no máximo até o final de fevereiro ou meados de março. A direção pedetista, porém, acha esse período cedo, pois a corrida eleitoral tende a esquentar ou tomar sua forma entre abril e maio, com coligações já desenhadas.

Em comum, fica o pessimismo com as pesquisas eleitorais feitas em 2021, que mostram Lula e Jair Bolsonaro (PL) bem à frente dos demais candidatos, e a expectativa com os levantamentos que serão lançados este ano, que podem alterar algo no quadro eleitoral.

Cirina? Ciro quer Marina como sua vice

Adversários nas eleições de 2018, Ciro e a ex-ministra Marina Silva (Rede) se aproximaram e podem disputar juntos as eleições de outubro.

Segundo informações do jornalista Gustavo Uribe, da CNN Brasil, Ciro tem feito movimentos para convencer Marina a concorrer como vice em sua chapa. A ex-ministra, por enquanto, diz que não quer concorrer a um cargo no Executivo, mas o PDT tem se mobilizado para tentar reverter esse quadro.