Temer diz que uma das alas do MDB defende apoio a Lula no primeiro turno

Ele disse ainda, sem citar o nome de Lula, que "levar no primeiro turno não é fácil"

Michel Temer. Foto: Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Michel Temer (MDB) afirmou em entrevista à CNN, nesta quinta-feira (13), que o seu partido, o MDB, é formado por “muitas tendências”, e uma delas defende o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno.

“Há uma tendência muito natural, especialmente em eminentes nomes no Nordeste, que estão muito ligados ao eleitorado local. E o eleitorado local, muitas vezes, faz com que eles sejam conduzidos a uma candidatura ‘A’ ou ‘B’, no caso, a candidatura do ex-presidente Lula. Mas ainda faltam 9 meses”, disse.

Primeiro turno

Temer alertou, sem dizer o nome de Lula, que "levar no primeiro turno não é fácil".

"Com o país dividido como está, em grupo Lula, Bolsonaro e terceira via, é difícil ter eleição em primeiro turno", disse.

Questionado se já chegou a conversar com Lula sobre as eleições de 2022, ele afirmou ter sido contatado por um intermediário, mas que apoia integralmente a pré-candidata de seu partido, Simone Tebet.

Erro de Bolsonaro

Temer afirmou ainda que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teria reeleição certa se tivesse unificado o enfrentamento da pandemia.

De acordo com ele, se o atual mandatário tivesse reunido estados, Poderes e partidos, hoje "ninguém tiraria a eleição dele".

Temer acha que Bolsonaro cometeu "um equívoco" ao combater a vacina e tem afastado os que são a favor da imunização.

A postura do atual mandatário, para Temer, especialmente em relação à vacinação de crianças, mostra falta de "raciocínio pragmático" de buscar votos além da sua base de apoio.