Ex-ministro da Justiça sobre Moro recusar debate: "Revela profunda insegurança"

José Eduardo Cardozo já topou debate sobre a Lava Jato com Moro, mas ex-juiz fugiu; "Será que quando largou a toga, Moro deixou de ter a coragem que demonstrava com a caneta nas mãos?", questiona o ex-ministro

José Eduardo Cardozo (Foto: José Cruz/Agência Brasil) e Sergio Moro (Foto: Lula Marques)
Escrito en POLÍTICA el

Ministro da Justiça durante o governo de Dilma Rousseff (PT), José Eduardo Cardozo comentou à Fórum o fato do ex-juiz Sergio Moro (Podemos), que é pré-candidato à presidência, ter recusado um debate com ele sobre a operação Lava Jato e o sistema de Justiça no Brasil.

A proposta foi feita pelo Grupo Prerrogativas após Moro recusar convite para debate com juristas na última sexta-feira (14). Diante da negativa, os juristas do grupo resolveram convidar o ex-juiz para um debate, organizado por eles, com Cardozo e José Carlos Dias, ministro da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

A ideia seria realizar um debate para trazer três visões diferentes sobre a Justiça: a petista, a tucana e a bolsonarista, visto que Moro foi ministro do governo Bolsonaro. O ex-magistrado, no entanto, fugiu e disse que só debateria com o ex-presidente Lula (PT).

"A recusa de Sérgio Moro em participar de um debate para discutir a operação Lava Jato com ex-ministros da Justiça, além de uma grande indelicadeza, revela uma profunda insegurança. O objetivo não é discutir campanha presidencial, mas debater o que representou essa operação para o país e para o Estado de Direito", disse José Eduardo Cardozo à Fórum.

"Será que quando largou a toga, Moro deixou de ter a coragem que demonstrava com a caneta nas mãos? Ou será que quer ser a cópia fiel do seu ex-chefe Bolsonaro, que fugiu de debates para não mostrar suas fragilidades?", questionou ainda o ex-ministro.

"Falta de caráter"

Coordenador do Grupo Prerrogativas, que propôs a Moro o debate com ex-ministros da Justiça, o advogado especializado em Direito Público, Marco Aurélio de Carvalho, também falou à Fórum sobre a recusa do ex-juiz.

"Acredito que Moro realmente não tenha nenhum projeto para qualquer tipo de bonificação a um sistema de Justiça que ele tanto instrumentalizou. Ele é um dos maiores responsáveis pela perda de credibilidade do Poder Judiciário e, ao que parece, não tem nenhuma proposta pra reparar os prejuízos que ele causou ao país de modo geral, mas ao sistema de Justiça, sobretudo", pontuou.

"E ele está demonstrando que realmente, além de falta de caráter, tem falta de coragem para fazer esse enfrentamento", atestou ainda o advogado.

Já recusou debate com Lula

Apesar de, ao recusar debate com o Grupo Prerrogativas e com ex-ministros da Justiça, dizer que debateria com Lula, Moro já recusou debate com o petista.

Autor da sentença anulada contra Lula por ser declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-juiz foi desafiado pelo ex-presidente para um debate em junho de 2020, antes mesmo do petista ter recuperado seus direitos políticos.

“Eu tô provocando o Moro e o Dallagnol pra debater comigo, ao vivo. Se a Globo quiser fazer, eu topo. Porque é preciso desmascarar esses canalhas e mostrar o que eles fizeram ao país”, disse Lula à época. Moro, no entanto, fugiu e disse que não debateria com “condenados”.

Isso motivou o advogado Eduardo Goldenberg a se prontificar para debater com Moro no lugar do petista. “Eu nunca fui condenado, @SF_MoroDebata comigo. Presencialmente (com máscara, além da que você já usa desde os tempos de magistratura) ou remotamente. Escolha dia e hora. Eu destruo você em menos de 10 minutos. Vamos?”, escreveu Goldenberg em suas redes sociais. O desafio do advogado, no entanto, foi ignorado.

Fugiu de debate com Ciro

Moro também foi desafiado por outro pré-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT). Após pedido do pedetista, o radialista Mário Kertész, da Rádio Metrópole, de Salvador, se prontificou na última terça-feira (11) a realizar um debate entre Ciro e o ex-magistrado.

Ciro já havia desafiado o ex-juiz para um debate em dezembro do ano passado. O ex-ministro de Jair Bolsonaro, no entanto, recusou.

Em entrevista a Mário Kertész na manhã da última terça-feira (11), no entanto, Moro disse que topa debater com “qualquer um” e que é o “mais preparado” entre todos os postulantes ao Palácio do Planalto.

O pré-candidato do PDT, então, aproveitou a nova fala de Moro para, mais uma vez, desafiá-lo a um debate e pedir para que Kertész organize o encontro.

O radialista, prontamente, se colocou à disposição de realizar o debate e fez o convite a Moro com vídeo divulgado nas redes sociais. Até a publicação desta matéria, no entanto, o ex-juiz não havia respondido ao desafio.