Exclusivo: "Lula mostrou que é o estadista que Bolsonaro está muito longe de ser", diz Padilha

Ex-ministro da Saúde contou à Revista Fórum como foi o encontro com Lula para discutir nova onda da pandemia da Covid-19

Alexandre Padilha e Lula (Reprodução/Twitter)
Escrito en POLÍTICA el

O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha contou com exclusividade à Revista Fórum como foi o encontro que participou com o ex-presidente Lula (PT) na manhã desta terça-feira (18), na Fundação Perseu Abramo, em São Paulo.

Segundo Padilha, foram abordados assuntos como o avanço dos casos da Covid-19 com a chegada da ômicron, o crescimento das internações - também devido à epidemia de Influenza - e o represamento dos cuidados à saúde e infecção dos profissionais.

"Mais uma vez, o presidente Lula mostrou que ele é o estadista que o Brasil precisa nesse momento e que Bolsonaro infelizmente está à léguas, quilômetros de atingir", disse Padilha. De acordo com ele, o ex-presidente convocou os seus ex-ministros para uma atualização do cenário da pandemia, uma conversa de avaliação e apresentação dos dados, ouvindo a ciência.

"Ao atualizar esses dados, [a intenção é] fazer mais uma vez um chamado à nação, aos Estados, municípios, primeiro da importância da centralidade. Como disse Lula no começo do ano, 'Ano Novo, dose nova'. O Brasil está muito longe ainda de atingir a meta de vacinação que a OMS recomenda, que é de 80% da população, e 95% dos chamados grupos de risco", afirmou Padilha.

"Os dados trazidos por Lula reforçam a importância de acelerarmos a vacinação. O Ministério da Saúde e o governo federal deveriam tratar isso como a música de uma nota só. [Deveria ser] o tempo todo 'vacine-se', correr atrás, estimular a vacinação e não criar conflito, como faz hoje com Estados, municípios e a sociedade. Não estimular o movimento antivacina", continuou o ex-ministro.

Entre os principais pontos, para o ministro, estão vacinar, testar, não desativar os leitos e ativar o complexo econômico industrial da saúde, que "é a capacidade que o Brasil pode crescer em produzir testes, insumos, vacinas, máscaras".

"Para a gente superar a pandemia e, ao mesmo tempo, retomar o crescimento de empregos na área da saúde. Empregos com dignidade, incorporação de tecnologia no Brasil, para que possamos crescer cada vez mais", disse Padilha.

O encontro também teve a presença dos ex-ministros da Saúde Agenor ÁlvaresArthur ChioroHumberto CostaJosé Gomes Temporão e Saraiva Felipe. Além deles, participaram Dirceu Barbano, ex-diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Eliane Cruz, coordenadora do Setorial de Saúde do PT.

Assista ao vídeo com a fala de Padilha:

https://www.youtube.com/watch?v=Vm94No2DqM4