Ex-assessor de Bolsonaro admite rachadinhas em três gabinetes do clã

Amigo de Bolsonaro há mais de 30 anos, Waldir 'Jacaré' Ferraz revelou detalhes do esquema de rachadinha à Veja; ele tenta poupar o presidente mesmo admitindo que o caso é "batom na cueca"

Flavio, Jair, Eduardo e Carlos Bolsonaro (Reprodução/Instagram)
Escrito en POLÍTICA el

Waldir Ferraz, servidor aposentado da Marinha Mercante que se identifica como amigo "Zero Zero" do presidente Jair Bolsonaro (PL), admitiu em entrevista à Revista Veja que foram montados esquemas de rachadinha em três gabinetes do clã Bolsonaro. Ferraz, conhecido como Jacaré, no entanto, tentou culpar Ana Cristina Valle, ex-esposa do presidente, pelo esquema.

“Ela [Ana Cristina] fez nos três gabinetes. Em Brasília, aqui no Flávio e no Carlos. O Bolsonaro deixou tudo na mão dela para ela resolver. Ela fez a festa. Infelizmente é isso. Ela que fazia, mas quem é que assinava? Quem assinava era ele. Ele vai dizer que não sabe? É batom na cueca. Como é que você vai explicar? Ele está administrando. Não tem muito o que fazer”, disse Jacaré à jornalista Laryssa Borges, da Veja. Ele e o presidente são amigos há mais de três décadas.

Ferraz, que era servidor do gabinete de Bolsonaro antes da chegada da ex-esposa do presidente, deu detalhes do esquema: Ana Cristina recolhia documentos de algumas pessoas, abria contas bancárias e embolsava parte dos salários. Segundo ele, muitos dos envolvidos nem sabiam do esquema, eram funcionários fantasmas.

O amigo do presidente tentou isentar o mandatário da responsabilidade: "Ele quando soube, ficou desesperado, era uma fria. O cara foi traído. Ela que começou tudo. Bolsonaro nunca esteve ligado em nada dessas coisas. O cara não tinha visão do que estava acontecendo por trás no gabinete. Às vezes o chefe de gabinete faz merda, e o próprio deputado não sabe. Mesmo o deputado vagabundo não sabe, só vem a saber depois".

A Veja também ouviu Ana Cristina, que negou ser mentora das rachadinhas e destacou que quem dava as ordens no gabinete era Bolsonaro.

“Não sou mentora da rachadinha. Ele [Bolsonaro] me chamava de sargentona, mas quem mandava no gabinete era ele. Quem assina as nomeações e exonerações é o parlamentar. Não faz sentido assinar sem ler porque todos eles são bem instruídos”, declarou a ex-esposa do presidente.

Confira a reportagem na íntegra na Veja