Rede quer que Marina Silva concorra à Câmara dos Deputados

A ex-ministra Marina Silva é vista como uma peça fundamental para a Rede na construção de uma bancada na Câmara

Marina Silva | Foto: Divulgação/Rede SustentabilidadeCréditos: Foto: Divulgação/Rede Sustentabilidade
Escrito en POLÍTICA el

A Rede Sustentabilidade busca emplacar a ex-ministra Marina Silva como candidata à Câmara dos Deputados nas eleições de outubro. O partido enxerga na ativista, que já concorreu três vezes à presidência, a possibilidade de fortalecer a legenda em busca da superação da cláusula de barreira.

Segundo reportagem da jornalista Bianca Gomes, em O Globo, Marina foi convidada por dirigentes da Rede a tentar uma vaga na Câmara pelo estado de São Paulo. Atualmente, o partido só possui uma representante na Câmara, a deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR).

Giovanni Mockus, porta-voz da Rede em São Paulo, e Heloísa Helena, porta-voz nacional do partido, afirmaram que a legenda trabalha para eleger Marina deputada.

"Estamos trabalhando muito para garantir a presença dela (Marina) no Congresso Nacional, para representar como deputada federal a linha programática que justifica a existência da Rede, como partido. Não somos os primeiros, nem os únicos, mas temos a maior liderança política na área (ambiental) e sua presença no Congresso é essencial", afirmou Heloísa Helena a O Globo.

"A candidatura da Marina é uma vontade de todo o partido", disse Mockus ao jornal. O dirigente afirmou que a candidatura seria importante para o partido tentar superar a cláusula de barreira.

A Rede estuda a criação de um federação partidária com o PSOL. Além disso, o ex-presidente Lula (PT) busca incluir a legenda no seu rol de alianças e tenta, inclusive, uma reaproximação com a ex-ministra. Randolfe Rodrigues (Rede-AP), único senador do partido, chegou a ser convidado para integrar a campanha de Lula.

Marina, que é tida como um dos sonhos de Ciro Gomes (PDT) para vice de sua chapa presidencial, ainda não se decidiu se sairá como candidata a deputada.