PT decide apoiar candidatura de Flávio Dino ao Senado

PT maranhense ainda declarou apoio à candidatura de Carlos Brandão, que está de saída do PSDB, ao governo do estado, e deve emplacar candidato a vice na chapa

Lula e Flávio Dino (Foto: Ricardo Stuckert)
Escrito en POLÍTICA el

O presidente do diretório estadual do PT no Maranhão, Francimar Melo, anunciou nesta segunda-feira (31) que seu partido vai apoiar a candidatura do atual governador do estado, Flávio Dino (PSB), ao Senado.

Dino está em seu segundo mandato como governador e, recentemente, se filiou ao PSB, que vem costurando alianças com o PT nos estados. O mandatário estadual já declarou apoio a Carlos Brandão, atual vice-governador, na disputa pelo governo. Brandão, por sua vez, está de saída do PSDB e deve se filiar ao PSB.

Segundo Francimar Melo, além de apoiar Dino para o Senado, o PT apoiará Brandão em sua candidatura ao governo do estado em troca do partido poder emplacar o candidato a vice.

"Considerando a maioria das forças que compõem a Direção Estadual e de acordo com o PT, a nossa decisão será apoiar o governador Flávio Dino para o Senado, e também a candidatura de Carlos Brandão ao governo, onde pleitearemos a vaga de vice", escreveu o dirigente petista em suas redes sociais.

https://twitter.com/francimarmmelo/status/1488279827819945984

Ex-secretário contesta

Após o anúncio de Francimar Melo sobre o apoio do PT à candidatura Dino ao Senado e Brandão ao governo do estado, o ex-secretário de Esportes e Lazer do Maranhão, Marcio Jardim, que é petista, contestou a decisão.

Segundo ele, o PT ainda estaria discutindo apoio ao senador Weverton Rocha (PDT) ao governo maranhense, e que a informação veiculada pelo dirigente petista seria "opinião pessoal".

"Trata-se de opinião pessoal. Assim como manifestava o ex pres Lobato. Contudo, poderia fazê-lo em seu nome, sem invocar uma inexistente decisão do @ptbrasil. Seria mais honesto e respeitoso com as articulações feitas por @gleisi e as conversas de @LulaOficial com @wevertonrocha", escreveu Marcio Jardim em seu Twitter

https://twitter.com/marciobjardim/status/1488289607741493255

Alianças entre PT e PSB

O PSB, que apoiará a candidatura de Lula (PT) à presidência, vem costurando alianças com o PT nos estados e já definiu apoio em 4 unidades da federação: Bahia (Jaques Wagner), Sergipe (Rogério Carvalho), Piauí (Rafael Fonteles) e Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra). Além disso, a legenda oferecerá palanques ao PT em Alagoas e no Maranhão.

O PT, por sua vez, deve apoiar candidatos do PSB no Rio de Janeiro (Marcelo Freixo) e Espírito Santo (Renato Casagrande). Em Pernambuco, os dois partidos tentam chegar a um acordo: o PT apresentou o nome do senador Humberto Costa (PT-PE), enquanto o PSB, que comanda o governo do estado com Paulo Câmara, pretende anunciar um candidato e quer que o PT abra mão de sua candidatura para apoiá-lo.

O principal impasse entre as duas legendas está em São Paulo. No estado, o PT trabalha com a candidatura de Fernando Haddad, enquanto o PSB quer lançar Márcio França. Nenhuma das siglas sinalizam que pretendem abrir mão da disputa.

As duas legendas, nas próximas semanas, devem também tentar um acordo para o Rio Grande do Sul, onde o PT trabalha com a pré-candidatura de Edegar Pretto e o PSB a de Beto Albuquerque.