ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Bolsonaro mantém rejeição em mais 50% e lidera entre evangélicos e mais ricos; confira números

Mais da metade do Brasil segue dizendo que não vota de jeito nenhum pela reeleição do atual presidente; Liderança permanece nos mesmos setores

Jair Bolsonaro (PL). Créditos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa Datafolha divulgada no início da noite deste sábado (1), a cerca de 12 horas da abertura das urnas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) manteve a média de rejeição que apresentou desde 2021 quando o índice começou a ser medido pelo instituto. De acordo com a consulta, 52% dos brasileiros declararam não votar no atual presidente de jeito nenhum, contra 40% que disseram o mesmo em relação ao ex-presidente Lula (PT) que lidera as pesquisas.

Os níveis de rejeição apresentados complicam em muito a reeleição do presidente em um possível segundo turno. Bolsonaro perde com grande distância para Lula nos setores mais numerosos da população, como entre os mais pobres, as mulheres e no Nordeste.

O atual presidente lidera apenas nos setores que sempre liderou. Entre os evangélicos, que representam 26% dos eleitores ouvidos, o candidato extremista de direita marcou 52% das intenções de votos contra 30% de Lula. Já entre católicos, que são 55% dos eleitores entrevistados, o petista obteve 54% contra 28% de Bolsonaro.

Nas faixas de renda, a vitória acachapante de Lula entre os mais pobres, com 57% dos votos daqueles que ganham até dois salários mínimos é compensada por uma tímida vantagem de Bolsonaro na classe média baixa, setor que ganha entre 2 e 5 salários, para abrir-se vantagens maiores, acima da margem de erro, do atual presidente nos segmentos mais endinheirados. Na classe média baixa, que corresponde a 37% do eleitorado, Bolsonaro obteve 41% das intenções de votos contra 40% de Lula.

A pesquisa entrevistou 12800 eleitores em 310 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.