ELEIÇÕES 2022

Datafolha – Lula lidera no Nordeste, entre mulheres e mais pobres; Confira números

Ex-presidente, que lidera a corrida pelo Palácio do Planalto, mantém forte desempenho em determinados segmentos da sociedade. Entenda

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Lula (PT), que aparece com 50% dos votos válidos na última pesquisa Datafolha antes da eleição, divulgada neste sábado (1°), ante 36% de Jair Bolsonaro (PL), manteve uma larga vantagem em determinados segmentos da sociedade, que acabam por servir de base para a folga que sustenta contra seu principal adversário.

No Nordeste, região composta por nove estados e que tem mais de 27% do eleitorado nacional, Lula tem massacrantes 62% de intenção de voto, contra os irrisórios 23% de Bolsonaro. Por recorte geográfico, o que confirma ainda mais a força do petista é sua liderança no Sudeste, a maior região do ponto de vista eleitoral, com 43% dos votantes brasileiros. Ali, o petista vence o radical de extrema direita por 44% a 37%.

Outro número muito marcante em relação à prevalência do líder de esquerda sobre o expoente reacionário é aquele proveniente das camadas mais pobres, sobretudo entre os beneficiados pelo Auxílio Brasil. Lula tem 57% dos votos entre os brasileiros que recebem até dois salários mínimos.

Entre as mulheres, o petista também tem um desempenho formidável. Elas representam 52% dos eleitores e Lula vence Bolsonaro por 47% a 32%. O atual presidente até tentou diminuir sua rejeição entre as brasileiras, inclusive utilizando a imagem da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, mas seus rompantes machistas e misóginos impediram que esse objetivo fosse alcançado.

Por fim, Lula mantém uma ampla vantagem entre o eleitorado católico, que representa 55% de todos os votantes. Nesse grupo, o ex-presidente marcar 54%, ante os 28% de Bolsonaro, que é o preferido entre os evangélicos.