ELEIÇÕES 2022

Ipec em PE: Marília lidera e outros 4 candidatos disputam lugar em segundo turno

Eleição para governador é uma das mais disputadas do país; petista lidera corrida ao Senado

Marília Arraes (Solidariedade-PE)Créditos: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Marília Arraes (Solidariedade) está praticamente garantida no segundo turno das eleições estaduais de Pernambuco com 38% dos votos válidos. Os dados são de pesquisa Ipec divulgada neste sábado (1), às vésperas do primeiro turno das eleições.

A outra vaga em um possível segundo turno pernambucana está sendo disputada entre outros quatro candidatos. Os que apresentam mais chances são Raquel Lyra (PSDB) e Miguel Coelho (UB) que obtiveram 17% dos votos válidos cada. Mais distantes, porém vivos, estão Danilo Cabral (PSB) e o bolsonarista Anderson Ferreira (PL) – ambos marcaram 12% dos votos válidos. Pastor Wellington (PTB), Jadilson Bombeiro (PMB) e João Arnaldo (PSOL) fizeram 1% cada.

Nos votos totais, utilizados para realização do cálculo dos votos válidos, Marília obteve 34% e é seguida por Lyra e Coelho com 15% cada. Anderson Ferreira tem 11% e Cabral tem 10%. Brancos e nulos somaram 6%, assim como os indecisos.

Segundo turno e Senado

A candidata Marília Arraes (Solidariedade) venceria qualquer possibilidade de segundo turno, conforme demonstra a pesquisa. Contra o candidato de Bolsonaro sua vitória seria a mais acachapante: 58% a 23%. Já contra Danilo Cabral (PSB), a vitória seria de 53% a 24% e contra Miguel Coelho (UB) por 52% a 29%. O duelo mais acirrado de Marília em um possível segundo seria contra a candidata tucana, e mesmo assim a pesquisa aponta uma virtual vitória com 17 pontos percentuais de diferença: 50% a 33%.

Já na corrida para o Senado, a candidata Teresa Leitão (PT) lidera a disputa pela única vaga disponível neste ano com 34% das intenções de votos. Seu principal adversário é o bolsonarista Gilson Machado (PL) que tem 11%. Ele é seguido por Guilherme Coelho (PSDB) com 9% e André de Paula (PSD) com 8%. Os demais candidatos não passaram de 3% das intenções de votos.

A pesquisa entrevistou 2000 eleitores em 74 cidades pernambucanas entre 29 de setembro e primeiro de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.