ELEIÇÕES 2022

Golpe: Bolsonaro incita apoiadores a cercarem seções eleitorais após votação do 2º turno; veja VÍDEO

Em discurso a fanáticos na cidade de Pelotas (RS), presidente disse que "tem certeza" que o resultado do pleito será o que ele espera e que "todos nós desconfiamos" do sistema eleitoral

Bolsonaro incentiva apoiadores a cercarem seções eleitorais no segundo turno.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a questionar o sistema eleitoral brasileiro nesta segunda-feira (11) e ainda incitou seus apoiadores a cercarem seções eleitorais no dia da votação do segundo turno, em uma clara tentativa golpista de intimidar a apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tumultuar o pleito. 

Durante discurso durante ato de campanha em Pelotas (RS), Bolsonaro convocou seus eleitores a permanecerem nas seções eleitorais, que são as escolas onde a votação é realizada, até o término da apuração. 

"No próximo dia 30, de verde e amarelo, vamos votar. E mais do que isso. Vamos permanecer na região da seção eleitoral até a apuração do resultado", disparou o mandatário, sob os gritos de "mito, mito" da plateia. 

"Tenho certeza que o resultado será aquele que todos nós esperamos. Até porque o outro lado não consegue reunir ninguém. Todos nós desconfiamos. Como pode aquele cara ter tantos votos se o povo não está ao lado do mesmo?", disse ainda, se referindo ao seu adversário nos segundo turno, o ex-presidente Lula (PT). 

Permanecer nas seções eleitorais durante e após a votação, como incitou Bolsonaro, viola a legislação eleitoral. "A lei eleitoral proíbe, até o final do horário de votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado com bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem uso de veículos", diz texto publicado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Assista ao momento em que Bolsonaro faz a declaração golpista