ELEIÇÕES 2022

Abuso de poder: logo da campanha de Bolsonaro estampa novo cartão do Auxílio Brasil

Mais de 7 milhões de cartões já foram produzidos e distribuídos entre os beneficiários do programa

Abuso de poder: logo da campanha de Bolsonaro estampa novo cartão do Auxílio Brasil.Créditos: Reprodução/ redes sociais / Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O novo layout cartão do Auxílio Brasil, que foi confeccionado em abril e já distribuído entre os beneficiários do programa, traz o logo da campanha de Bolsonaro (PL) como novo layout. 

Esse modelo que traz a o logo da campanha de Bolsonaro é uma segunda versão que a Presidência da República mandou fazer, pois, cerca de 20 mil unidades já haviam sido confeccionadas e traziam apenas um fundo verde e amarelo, sem a marca eleitoral da campanha de reeleição do presidente. 

Porém, ofício do dia 5 de abril, emitido pela Presidência da República, determina uma nova alteração no cartão que as pessoas utilizam para sacar o benefício. "Comunico novo leiaute de cartão do PAB [Programa Auxílio Brasil], definido pela Presidência da República, em anexo", diz o ofício enviado pelo Ministério da Cidadania para a Caixa Econômica Federal, responsável pela produção e emissão dos cartões. 

Cabe destacar que, o cartão do Bolsa Família - programa da época das gestões de Lula e Dilma e que foi extinto pelo governo Bolsonaro para dar lugar ao Auxílio Brasil - tinha um fundo amarelo neutro e não possuía qualquer alusão aos governos petistas ou ao Partido dos Trabalhadores. 

Mais de 7 milhões de cartões já foram produzidos e distribuídos entre os beneficiários do programa. Para especialistas em direito eleitoral, o uso do logo da campanha de Bolsonaro no cartão do Auxílio Brasil pode ser configurado como abuso de poder, que é crime eleitoral.  

A Presidência da República e o Ministério da Cidadania não se manifestaram.

 

 

Com informações do UOL.