ELEIÇÕES 2022

Datafolha: Lula vence Bolsonaro com 52% dos votos válidos, mas distância diminui

Levantamento aponta oscilação positiva do atual presidente e estabilidade do petista

Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Nova pesquisa presidencial do Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19), a terceira do instituto no segundo turno, projeta vitória do ex-presidente Lula (PT) contra Jair Bolsonaro (PL), porém com uma diferença menor que aquela apontada no último estudo, de 14 de outubro. 

Segundo o levantamento, o petista tem 49% das intenções de voto, mesmo índice da pesquisa anterior, enquanto o atual presidente aparece com 45% - oscilação de um ponto para cima. Votos em branco e nulos representam 4%, e outros 1% não sabem ou não responderam.

Em votos válidos, isto é, desconsiderando os brancos e nulos, Lula soma 52%, contra 48% de Bolsonaro. No levantamento de 14 de outubro, Lula tinha 53% e o atual mandatário 47%. Segundo o instituto, "Lula e Bolsonaro estão no limite máximo da margem de erro, onde o empate é improvável". 

O Datafolha realizou 2.912 entrevistas em 181 municípios brasileiros entre os dias 17 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. 

Pesquisa espontânea 

Na pesquisa espontânea, isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores, Lula aparece com 47% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro soma 44%. 1% dos entrevistados deram outras respostas. Já o índice de votos em branco e nulos é de 5%, sendo que outros 3% ainda não sabem em quem vão votar.