ELEIÇÕES E ARMAS

Exclusivo: Veja quem são os 38 candidatos apoiados pelo lobby das armas eleitos no primeiro turno

Os dados foram obtidos através de doações do Proarmas, principal grupo lobista de armas do país; Entidade de pesquisa desconfia que haja apoio da Associação de Rifle dos EUA

Marcos Pollon (PL-MS) é presidente da Proarmas.Créditos: Geraldo Magela/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

Entre todos os políticos eleitos nas eleições do último domingo (2) para cargos públicos 38 foram apoiados pelo Proarmas, maior grupo que faz lobby pela indústria armamentista no Brasil. O levantamento completo foi feito pela Graf (Global Researchers Against Fascism).

A entidade acredita que possa haver algum tipo de apoio da National Rifle Association (NRA), o mais famoso grupo pró-armas do mundo, localizado nos Estados Unidos. Segundo a entidade, alguns nomes surpreenderam por terem tido “vitórias inesperadas”.

Entre eles há 7 senadores, 16 deputados federais e 10 deputados estaduais, além de cinco candidatos a governador que disputarão o segundo turno. Apenas Goiás, Maranhão e Piauí não elegeram nenhum candidato do Proarmas.

Confira a seguir quem são eles, por cargo.

Possíveis governadores

Entre os candidatos a governador que ainda disputam o segundo, o mais destacado é, claro, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro, engenheiro e militar da reserva. Ele obteve 42% dos votos dos paulistas e enfrenta Fernando Haddad (PT) em segundo turno.

Onyx Lorenzoni (PL) é outro que aparece no levantamento. Ele está no seu quinto mandato como deputado federal do Rio Grande do Sul, que termina em dezembro, e com 37% dos votos do eleitorado gaúcho disputará o segundo turno contra Eduardo Leite (PSDB). Além do mandato de deputado, Lorenzoni acumulou diversos cargos importantes no governo Bolsonaro nos últimos quatro anos. Foi ministro da Casa Civil e Ministro da Cidadania do atual governo.

O famoso senador catarinense Jorginho Mello (PL), que ganhou notoriedade na CPI da Covid no Senado ao defender personagens que eram questionados sobre teorias conspiratórias e eugenistas que afetaram a resposta do Estado brasileiro à pandemia, também está entre os políticos da Proarmas. Ele é favorito a vencer a disputa do segundo turno em Santa Catarina contra o petista Décio Lima.

Os outros candidatos a governador colocados no levantamento são Marcos Rogério (PL), que disputa o governo de Rondônia, e Carlos Manata (PL), que disputa o cargo máximo do Espírito Santo.

Senadores

Entre os senadores eleitos com apoio do Proarmas, o mais destacado é o general Hamilton Mourão (Republicanos), que foi vice-presidente do Brasil na atual gestão. Mourão arrebatou os votos gaúchos e agora fará companhia a outros seis senados recém eleitos do partido do atual presidente.

Entre eles estão o Astronauta Marcos Pontes (PL), eleito em São Paulo em votação que surpreendeu as pesquisas eleitorais. Os outros senadores eleitos do PL são Jorge Seif em Santa Catarina, Magno Malta no Espírito Santo, Jaime Bagattoli em Rondônia, e Rogério Marinho no Rio Grande do Norte. Além deles, também consta o levantamento o senador eleito Alan Rick (UB) pelo Acre.

Deputados Federais

Entreos deputados federais eleitos, o mais destacado é Marcos Pollon (PL). Ele é presidente do Proarmas e foi o deputado mais votado no Mato Grosso do Sul. Além dele, constam na lista Bia Kicis , Mário Frias e o Delegado Paulo Bilynskyj, que virou notícia em julho após ser acusado de assassinar a namorada a tiros em São Paulo.

Confira a seguir uma lista completa dos deputados federais e estaduais eleitos no último domingo que constam no levantamento.

Sul

Tenente Coronal Zucco (Republicanos-RS)

Julia Zanatta (PL-SC)

Pedro Lupion (PP-PR)

Sudeste

Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP)

Mário Frias (PL-SP)

Maurício do Vôlei (PL-MG)

Centroeste

Marcos Pollon (PL-MS)

Bia Kicis (PL-DF)

Amália Barros (PL-MT)

Norte

Coronel Ulysses (UB-AC)

Capitão Alberto Neto (PL-AM)

Nordeste

André Fernandes (PL-CE)

Sargento Gonçalves (PL-RN)

Cabo Gilerto Silva (PL-PB)

Delegado André David (Republicanos-SE)

Capitão Alden (PL-BA)

Deputados estaduais

César Mello (PSC-PR)

Danilo Ballas (PL-SP)

Coronel Sandro (PL-MG)

Gilberto Cattani (PL-MT)

Delegado Rodrigo Camargo (Republicanos-RO)

Delegado Péricles (PL-AM)

Olyntho Neto (PSDB-TO)

Coronel Azevedo (PL-RN)

Cabo Bebeto (PTC-AL)