ELEIÇÕES 2022

Eduardo Bolsonaro desdenha e chama Círio de Nazaré de "Barqueata pró Bolsonaro"

Igreja Católica rechaçou o uso político feito por Bolsonaro do ato, que há mais de 200 anos reúne devotos de Nossa Senhora de Nazaré na capital paraense. Presidente foi vaiado.

Jair Bolsonaro durante o Círio de Nazaré, em Belém.Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en POLÍTICA el

Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desdenhou de católicos que participavam do Círio de Nazaré, um dos atos religiosos mais importantes do estado do Pará, e zombou da procissão de barcos que levam a imagem de Nossa Senhora de Nazaré classificando o ato como "Barqueata pró Bolsonaro".

VÍDEO: Bolsonaro é vaiado durante celebração do Círio de Nazaré

"Barqueata pró Bolsonaro no Pará agora. VamooOOooo", escreveu Eduardo Bolsonaro no Twitter, juntamente com um vídeo que mostra o pai fazendo uso político da mobilização religiosa, que tem uma tradição de mais de 200 anos.

Em nota assinada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, divulgada na sexta-feira (7), a arquidiocese de Belém rechaçou a tentativa de Bolsonaro de fazer "uso político e partidário" do Círio de Nazaré, que reúne cerca de 2,5 milhões de fiéis católicos em 13 procissões.

O comunicado, no entanto, foi ignorado por Bolsonaro que tentou lucrar com foto nas redes a bordo no Navio Hidroceanográfico da Marinha do Brasil Garnier Sampaio, a mesma embarcação que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora.

Na publicação, o presidente cometeu um erro crasso de português e mostrou que não sabe, ao menos, a grafia do ato.

Na primeira publicação, que foi apagada, Bolsonaro escreveu "Sírio", com S, que é referente aos nascidos na Síria, e não Círio, que significa procissão.

Rapidamente, Bolsonaro apagou e escreveu com a grafia correta. Durante a participação, o presidente foi vaiado pelos fiéis.