AUGUSTO ARAS

Aras tenta arquivar dez processos contra Bolsonaro antes dele perder o foro privilegiado

A Procuradoria-Geral da República apresentou, desde setembro, dez pedidos de arquivamento de investigações criminais que envolvem o presidente derrotado

Augusto Aras e Bolsonaro.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, desde setembro, às vésperas do primeiro turno das eleições, dez pedidos de arquivamento de investigações criminais que envolvem o presidente derrotado Jair Bolsonaro (PL).  

Em pelo menos cinco deles, relacionados ao relatório final da CPI da Covid, as solicitações foram negadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em outros três, a Corte deu à Polícia Federal (PF) o protagonismo de parte das investigações.

Senadores da CPI da Covid e uma associação de vítimas da pandemia têm rebatido nos autos a PGR e apelado à Corte para que não enterre os inquéritos. Parte dos procedimentos nem sequer virou inquérito formal e o Ministério Público não chegou a promover diligências mais aprofundadas.

Se estas investigações não forem encerradas até o último dia de dezembro, elas serão enviadas pelo STF ao MPF em primeira instância, onde podem ter, nas mãos de outros procuradores, entendimento diferente aos do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Com informações do Estadão

Temas