PRESIDENTE ELEITO

Lula foi internado para retirada de leucoplasia na laringe; saiba o que é

Presidente eleito passou por uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. Em nota, Hospital Sírio Libanês diz que exames mostram "completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

Lula em debate na Globo.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O presidente eleito Lula (PT) teve uma breve internação neste domingo (20) no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para uma série de exames e um procedimento para retirada de leucoplasia na laringe.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

"Ele teve alta hoje, às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho, Dr. Artur Katz, Dr. Rubens Brito, Dr. Rui Imamura e Dr. Luiz Paulo Kowalski", diz nota distribuída pela assessoria do presidente eleito.

Segundo o texto, Lula deu entrada ontem para "para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia". Neoplasia é o nome científico de tumores que podem desencadear o câncer.

LEIA TAMBÉM - Lula se pronuncia após laringoscopia: "Tudo resolvido e bem"

Em nota divulgada nesta segunda-feira (21), o Sírio Libanês diz que "foram realizados exames de imagens: ecocardiograma, angiotomografias e PET scan, que estão normais e seguem mostrando completa remissão do tumor diagnosticado em 2011".

"O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe", afirma ainda o texto.

O que é leucoplasia?

A leucoplasia é uma lesão que se apresenta em formato de placas ou manchas brancas na língua, bochecha, gengivas e na laringe - caso de Lula.

Por ser lesão silenciosa (assintomática), as leocoplasias orais são normalmente observadas durante o exame de rotina da cavidade oral.

Apesar de ser uma doença potencialmente maligna, a leucoplasia  evolui para câncer em menos de 10% dos casos.

Os principais sintomas de leucoplasia são:

  • Placas brancas na língua, bochechas ou gengivas;
  • Manchas na boca que não podem ser removidas com escovação;
  • Placas com textura irregular ou lisa;
  • Áreas grossas ou duras na boca, principalmente no local das placas/ manchas;
  • Manchas que raramente provocam dor ou desconforto.