ÓDIO

Após eleição, Bolsonaro corta verba para Exército fornecer água a nordestinos

Programa Carro-Pipa, que há mais de 20 anos garante suprimento mínimo de água em áreas de seca do Nordeste, teve verba cortada logo após derrota para Lula, que obteve expressiva votação na região.

Jair Bolsonaro em inauguração de poço de água em Alagoas durante a campanha.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

Remoendo, inconformado, a derrota para Lula (PT) nas eleições do dia 30 de outubro - obtida, em grande parte, com o voto do eleitorado nordestino -, Jair Bolsonaro (PL) cortou verbas da Operação Carro-Pipa, que há mais de 20 anos fornece água por meio de veículos do Exército a moradores de cidades do interior do Nordeste afetados pelas secas.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

Segundo reportagem de Carlos Madeiro no portal Uol, cerca de 1,6 milhão de nordestino estão sendo prejudicados com o corte de recursos do programa.

Em documento envidado às defesas civis de cidades de Pernambuco e Bahia, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PE), diz que "o recebimento parcial de recursos financeiros para atender a execução do serviço será somente para até o dia 15 de novembro corrente".

Financiada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional, em parceria com o Ministério da Defesa, o programa garante o mínimo de 20 litros de água por dia para cada pessoa atingida pela seca.

Após as eleições, o fornecimento foi paralisado primeiramente em Alagoas. Na segunda quinzena do mês, atingiu também cidades de Pernambuco, Paraíba e Bahia.