Após abrir os portões do Palácio da Alvorada e pedir para Michelle Bolsonaro servir lanchinho a golpistas durante a madrugada, Jair Bolsonaro (PL) deu o furo em apoiadores que aguardavam um pronunciamento do futuro ex-presidente antes da cerimônia de diplomação de Lula (PT), marcada para as 14h no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em grupos de Telegram, os golpistas fizeram a convocação, pedindo aos que estavam acampados em frente ao Quartel General do Exército para se dirigirem para a frente do Alvorada.
Te podría interesar
A orientação ainda dizia que Bolsonaro faria um pronunciamento às 11h em que supostamente anunciaria uma medida constitucional para impedir a diplomação e, consequentemente, a posse de Lula.
Te podría interesar
Os apoiadores, então, seguiram o efeito manada e se dirigiram à entrada do Alvorada. Muitos deles transmitiram lives nas redes sociais, mas à medida que o tempo e a frustração aumentava inventavam desculpas para desligar os celulares - "o aparelho esquentou demais", "preciso tomar uma água pois a garganta está seca".
Alguns deles, usaram a nova fake news para tentar conquistar seguidores nas redes, mas irritaram os golpistas que aguardavam, sem sucesso, a declaração de Bolsonaro.
Até às 14h19, Bolsonaro não havia se pronunciado em nenhuma de suas redes sociais e, tampouco, deixou o Palácio da Alvorada.