TERROR BOLSONARISTA

Heleno deve ser convocado para explicar relação do GSI com atos terroristas revelada pela Fórum

Requerimento do deputado Alencar Braga tem como justificativa a reportagem do jornalista Henrique Rodrigues, da Fórum, que recebeu denúncia do envolvimento do GSI a partir de um policial federal lotado na Presidência.

Bolsonaro e Augusto Heleno.Créditos: Presidência da República / Twitter
Escrito en POLÍTICA el

O líder da minoria na Câmara dos Deputados, Alencar Santa Braga (PT/SP), protocolou na manhã desta quarta-feira (14) um pedido de convocação do General Augusto Heleno na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) para explicar a suposta relação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) com os atos terroristas desencadeados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que tomaram as ruas de Brasília na noite de segunda-feira (12).

O requerimento tem como justificativa a reportagem do jornalista Henrique Rodrigues, da Fórum, que recebeu denúncia do envolvimento do GSI a partir de um policial federal lotado na Presidência da República, que falou em condição de anonimato.

"É grave! Se isso se confirmar, está provado que essa articulação veio de dentro do Palácio, com parte das Forças Armadas", diz Santana Braga.

O requerimento protocolado na Câmara diz que "em reportagem publicada na Revista Fórum, denunciou-se que um servidor da Polícia Federal (PF) que é lotado na Presidência da República acusa o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), responsável pelo serviço de Inteligência e pela segurança do presidente Jair Bolsonaro (PL), chefiado pelo general da reserva Augusto Heleno, de estar por trás dos atos terroristas que apavoraram Brasília (DF), na noite de segunda-feira".

"Por todo o exposto, é urgente que o Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sr. Augusto Heleno, preste os esclarecimentos necessários perante esta Comissão, requerendo aos nobres pares a aprovação desta convocação", requer o deputado.

"Terrorismo de Estado”

Servidor da Polícia Federal (PF) que é lotado na Presidência da República acusa o GSI (Gabinete de Segurança Institucional), responsável pelo serviço de Inteligência e pela segurança do presidente Jair Bolsonaro (PL), chefiado pelo general da reserva Augusto Heleno, de estar por trás dos atos terroristas que apavoraram Brasília na noite de segunda-feira (12), quando inúmeros bolsonaristas espalharam violência, chamas e pânico por meio de uma ação coordenada que envolveu uma tentativa de invasão da sede da PF, bloqueio de vias expressas, queima de carros e ônibus e intimidações a cidadãos que estavam em locais públicos.

“O que está acontecendo e, principalmente o que ocorreu ontem em Brasília, é terrorismo de Estado. O GSI está na cabeça disso, e o uso da área do QG, que é militar, é do Exército, não é à toa", diz o agente da PF.

Leia o requerimento de Alencar Santana Braga e a reportagem da Fórum na íntegra

Archivos adjuntos