NOVO GOVERNO

Marina Silva é convidada por Lula para ser ministra do Meio Ambiente

Eleita deputada federal por São Paulo neste ano, ambientalista ocupou Ministério entre 2003 e 2008

Marina Silva (Rede) e Lula (PT)..Maria Silva é convidada por Lula para ser ministra do Meio Ambiente Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Marina Silva (Rede-SP) recebeu o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar o Ministério do Meio Ambiente nesta sexta-feira (23), de acordo com fontes do Gabinete de Transição ouvidas pelo G1. Caso aceite, Marina volta ao cargo que exerceu nos governos anteriores de Lula.

Eleita deputada federal por São Paulo neste ano, Marina Silva também foi ministra do Meio do Ambiente nos dois primeiros mandatos de Lula como presidente, entre 2003 e 2008. À época também era senadora pelo Acre, seu Estado de origem.

O convite teria vindo após Marina rejeitar o cargo de Autoridade Climática, considerado por ela um cargo técnico do qual não teria meios para exercer. A recusa acarretou na negativa de Simone Tebet (MDB) ao Ministério, uma vez que a atual senadora só aceitaria a pasta caso Marina fosse a Autoridade Climática. Marina Silva e Lula se reuniram em Brasília nesta sexta por cerca de uma hora, no hotel onde o presidente eleito está hospedado. Logo depois, o petista foi para São Paulo na companhia de Tebet.

“Tive uma boa conversa com o Lula sobre os rumos da política socioambiental do país. Esclareço que no encontro não tratamos sobre convite para assumir a autoridade climática, que defendo ser um cargo técnico vinculado ao Ministério do Meio Ambiente”, escreveu Marina em sua conta no Twitter.

O convite de Lula a Marina, em meio às críticas a possível indicação de Tebet ao Meio Ambiente, colocam como indefinida a situação da emedebista. Ainda de acordo com o G1, Lula gostaria de alocar Tebet no Ministério do Planejamento, que deve ser desmembrado da Economia, ou no Turismo. A senadora inicialmente rejeitaria ambas propostas.