QUER VOAR, TEM QUE PAGAR

Bolsonaro pode ser proibido de usar avião da FAB em sua fuga aos EUA e bancar voo do próprio bolso

Futuro ex-presidente pretende deixar o Brasil antes da posse de Lula para não ter que passar a faixa, mas fato novo pode frustrar seus planos

Bolsonaro pretende usar avião da FAB para fugir aos EUA, mas pode ser impedido por ação de deputado do PT.Créditos: Divulgação/Palácio do Planalto
Escrito en POLÍTICA el

Jair Bolsonaro (PL) está com as malas prontas para viajar aos Estados Unidos. Ele pretende fugir do país no máximo até o dia 31 de dezembro para não ter que passar a faixa ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua intenção é fazer a viagem utilizando aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), como fez em todos os seus deslocamentos aéreos ao longo do mandato. 

Um avião da FAB, inclusive, já partiu para o país da América do Norte na quarta-feira (28) levando o alto escalão da segurança da presidência para que seja preparada a chegada do ainda mandatário. O voo, inclusive, foi registrado no Diário Oficial da União (DOU), que informou que a viagem serviria para a "segurança familiar" de Bolsonaro. 

Em seus últimos dias como presidente, Bolsonaro vai aos EUA apenas para passar o ano novo com a família e amigos e tem a intenção de ficar no país ao longo dos próximos meses. Ou seja, trata-se de um passeio, e não de uma viagem oficial

Por este motivo, o deputado federal Rui Falcão (PT-SP) ingressou nesta quinta-feira com uma representação na Procuradoria-Geral da República visando impedir que o futuro ex-presidente utilize aeronave da FAB para fazer viagem de cunho pessoal, já que o ato representaria claro desvio de finalidade

"Bolsonaro foge para aproveitar o Réveillon em Miami, com dinheiro público e deixa aqui no Brasil um legado de miséria e uma horda de delinquentes dispostos a cometer atentados", diz Falcão.  

Na representação, o deputado aponta que a pretensa viagem de Bolsonaro aos EUA "tem evidente caráter ilegal e imoral, já que a utilização da aeronave da FAB se destinaria a fins de natureza evidentemente particular e personalíssima". Para o parlamentar, caso o futuro ex-mandatário concretize o voo em avião da Força Aérea estará configurado abuso de poder e desvio de finalidade, e por isso pede para que a PGR abra investigação e tome atitudes para impedir que a viagem seja feita desta maneira. 

Caso a Procuradoria atenda ao pedido, Bolsonaro não poderá contar com avião da FAB para sua fuga e terá que recorrer a um voo comercial ou jato particular, utilizando recursos próprios para arcar com as despesas. 

Malas prontas

O escalão avançado da equipe de segurança de Jair Bolsonaro (PL) já está em solo norte-americano para preparar a chegada do futuro ex-presidente, que fugirá do país antes de terminar o mandato para não ter que passar a faixa para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Além da equipe presidencial, que pousou na Flórida na manhã de quarta-feira (28), Letícia Firmo, de 20 anos, filha mais velha da ainda primeira-dama Michelle Bolsonaro, embarcou em um voo comercial, também na quarta, com destino a Orlando, segundo o jornal Correio Braziliense. A publicação informa que um comboio de 4 carros foi visto saindo do Palácio da Alvorada rumo ao Aeroporto Internacional de Brasília, e que a enteada mais nova do futuro ex-presidente, a Laurinha, estaria entre os viajantes. 

A ida da segurança e de parte da família de Michelle aos EUA corrobora com as notícias de que Bolsonaro, de fato, deixará o país. O mandatário chegou a afirmar que seria "fake news" que iria ao país da América do Norte nesta quarta-feira, mas pessoas próximas, segundo o portal UOL e o Estadão, afirmam que ele deixará o Brasil até, no máximo, o dia 31 de dezembro - um dia antes da posse de Lula.