JAIR EMBORA

Bolsonaro consultou advogados sobre eventual prisão antes de decidir fugir para os EUA

Segundo a jornalista Natuza Nery, da Globo, resposta de advogados fez com Bolsonaro definisse a viagem para os EUA. Portaria autoriza assessores a permanecerem com o "futuro ex-presidente" ao menos até dia 30 nos EUA.

Jair Bolsonaro em encontro com banqueiros.Créditos: Clauber Cleber Caetano/PR
Escrito en POLÍTICA el

Reportagem de Natuza Nery nesta sexta-feira (30) em seu blog no G1, da Globo, revela que Jair Bolsonaro (PL) consultou advogados antes de decidir fugir para os Estados Unidos - o que deve acontecer nas próximas horas - antes da posse de Lula, no domingo (1º).

Segundo a jornalista, o futuro ex-presidente consultou "advogados próximos" sobre dois temas. O primeiro deles foi se poderia sofrer alguma punição caso deixasse de passar a faixa para Lula durante a cerimônia da posse. A resposta foi não.

No entanto, o retorno da segunda indagação fez Bolsonaro fugir do país - assim como o filho, Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que já está em Atlanta, também nos EUA.

Bolsonaro quis saber se pode ser preso logo após perder o foro privilegiado, quando deixar o cargo de Presidente da República.

Os advogados então orientaram Bolsonaro a fugir do país diante de um risco real de que vá parar na prisão assim que terminar seu mandato.

Bolsonaro ouviu que sem foro privilegiado com o fim do governo, qualquer juiz de 1ª instância poderia decretar a sua prisão.

Para ilustrar, eles lembraram da prisão de Michel Temer (MDB) por decisão do lavajatista - e atual aliado - Marcelo Bretas. 

Golpista, Temer e seu ex-ministro, Moreira Franco, foram presos em março de 2019, três meses após deixar o Planalto, sob suspeita de comandar um suposto esquema de corrupção envolvendo o porto de Santos.

Fuga para Miami

Embora Bolsonaro faça mistério sobre sua fuga para incitar os movimentos golpistas em frente aos quarteís, um despacho do secretário-executivo da secretaria-geral da Presidência, Mario Fernandes, que foi publicado na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial da União autoriza a viagem dos assessores para "segurança e apoio pessoal do futuro ex-presidente".

No ato, Fernandes autoriza "o afastamento do país dos servidores nomeados para compor o apoio a ex-presidentes da República da Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral da Presidência da República, para realizar o assessoramento, a segurança e o apoio pessoal do futuro ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro, em agenda internacional a realizar-se em Miami/Estados Unidos da América, no período de 1º a 30 de janeiro de 2023, incluído o período de deslocamentoo com ônus".