Judeus pela Democracia ironiza Moro, que defendeu Kataguiri: “Gafe verbal é falar conge”

O presidenciável defendeu o deputado Kim Kataguiri, que afirmou que “a Alemanha errou ao criminalizar o partido nazista”, e disse que foi apenas “uma gafe verbal”

Sergio Moro (Foto: Eduardo Matysiak)
Escrito en POLÍTICA el

O coletivo Judeus pela Democracia foi às redes sociais para rebater o presidenciável Sergio Moro (Podemos), que tentou defender o deputado federal, Kim Kataguiri, do mesmo partido. O parlamentar, em entrevista ao Flow Podcast, afirmou que “a Alemanha errou ao criminalizar o partido nazista”.

O ex-juiz disse que a declaração de Kataguiri “foi um erro, uma gafe verbal”.

O grupo Judeus pela Democracia respondeu à altura, com certa dose de ironia: “Gafe verbal é falar conge”, postou. O coletivo fez referência a um erro de Moro, cometido em 2019, quando o então juiz, confirmando seu total despreparo intelectual, confundiu a palavra cônjuge com “conge”.

https://twitter.com/jpdoficial1/status/1492151245720920066

Kataguiri pode ser cassado por ofensa à dignidade parlamentar, diz Pedro Serrano

O jurista e professor de Direito Constitucional, Pedro Serrano, analisou a declaração de Kataguiri, nesta sexta-feira (11), durante participação no Fórum Onze e Meia.

“O que ele disse não caracteriza crime pela lei, mas ele pode ser cassado por ofensa à dignidade parlamentar. Democracia não é a farra da cocada. Por isso, ele pode perder o cargo se os deputados acharem que ele merece”, afirmou o jurista.

No entendimento do advogado Ariel de Castro Alves, além de Kataguiri ter sido omisso, ele ainda manifestou apoio às declarações do apresentador Monark, que defendeu a criação de um partido nazista, durante o Flow Podcast. “Ele inclusive chegou a criticar o fato da Alemanha ter criminalizado o nazismo. Então, além de ter sido aí conivente com a fala de Monark, também acabou se manifestando”, destacou.