ELEIÇÕES 2022

Sobrevivência eleitoral faz Ciro jogar tudo na conquista de PSD de Kassab, Paes e Kalil

Por RENATO ROVAI - Ao crescer dentro da margem de erro, mas empatar com o juiz Sério Moro em duas recentes pesquisas (Quaest e Ipesp), Ciro Gomes mira PSD de Kassab para tentar se consolidar com alternativa da 3ª via

Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Ciro Gomes realizou movimentos nos últimos dias que podem ser decisivos para a sua candidatura. Se obtiver sucesso, se torna definitivamente o candidato da tal 3ª via, caso não, pode vir a ser cristianizado pelo PDT.

Seu primeiro movimento foi buscar o apoio do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. O que de alguma maneira encaminhou com o acordo feito entre o candidato de Paes, Felipe Santa Cruz, ex-presidente da OAB, e Rodrigo Neves, do PDT, ex-prefeito de Niterói.

Paes não afirmou seu apoio a Ciro, mas o convidou para participar de uma reunião de secretariado na prefeitura do Rio de Janeiro.

Na sequência, Ciro foi a Belo Horizonte e teve uma encontro público com o prefeito Alexandre Kalil, também do PSD. Houve rasgação de seda de lado a lado sem que houvesse de novo uma declaração de apoio por parte do prefeito de BH.

Essa tentativa de aproximação de Ciro com o PSD se dá no movimento que ele cresceu um pouco nas últimas pesquisas e Moro (Podemos) caiu. Na última Quaest, Ciro aparece empatado com Moro com 7% das intenções de voto.

Se Moro não emplacar, os aliados de Ciro avaliam que ele pode alcançar até 15% de intenção de votos já em abril. É uma previsão bastante otimista, mas se vier a acontecer, isso pode colocá-lo definitivamente no jogo. Hoje, os aliados de Ciro já avaliam que as chances de Moro minguaram, que ele não vai se consolidar como a alternativa entre Lula e Bolsonaro e se isolar no terceiro lugar.

Para que Ciro se torne esse nome da 3ª via, porém, é fundamental conquistar o PSD, mas o partido de Kassab tem um candidato que está indeciso, o senador, Rodrigo Pacheco, e se ele porventura não aceitar o desafio de disputar a eleição presidencial, pode lançar Eduardo Leite (atualmente no PSDB) ou mesmo o ex-governador do Espírito Santo Paulo Hartung.

Além disso, na quarta-feira (9), durante filiação do vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos, ao PSD, Kassab fez um aceno a Lula e admitiu que pode fechar aliança com o ex-presidente ainda no primeiro turno. Esse, aliás, é o desejo de boa parte da bancada nordestina do partido.