CASO ADÉLIO

Facada: “Quem é amigo do Adélio é o Carlos Bolsonaro”, diz líder do PT

“Sabem que vão perder a eleição e querem reinventar a facada”

Carlos Bolsonaro e Adélio Bispo.Créditos: Reprodução/Instagram/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

Reginaldo Lopes, líder do PT na Câmara dos Deputados, classifica a nova tentativa do clã Bolsonaro em associar o caso da facada ao seu partido como um “desespero” de quem “sabe que vai perder” as eleições deste ano. Em entrevista à Fórum, o deputado afirma ainda que “quem tem que explicar a relação com Adélio é o Carlos Bolsonaro”.

Nos últimos dias, em bolhas bolsonaristas nas redes sociais, tem se intensificado a narrativa de que o PT teria sido o mandante da facada, desferida por Adélio Bispo, que está preso.  

No sábado (12), um perfil associado ao grupo hacker Anonymous fez uma publicação no Twitter em que afirma que o autor da facada, Adélio Bispo, “prestou depoimento gravado pela PF dizendo que a facada teria sido encomendada pela campanha de Haddad em 2018". "Carluxo irá usar esse vídeo. Eu tenho certeza, absoluta que Adélio foi coagido", emenda o tuite. A Polícia Federal, no entanto, já esclareceu que tal informação "não procede". 

Dias antes, Jair Bolsonaro havia falado a apoiadores que “algo vai acontecer nos próximos dias” e que este acontecimento iria “nos salvar”. Na mesma semana, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) disse que “a gente vai dar um golpe que vai acabar com o Lula”.

Não demorou para que o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), coordenador das mídias sociais do pai, viesse às redes sociais para dar a deixa: "Qualquer um vê a imprensa em geral estimulando o assassinato do Presidente, fomentando o ódio diariamente há anos, fato culminado na tentativa de assassinato de @jairbolsonaro, cometido por antigo aliado do PT em 2018, e obviamente querem o fato consumado”.

À Fórum, Reginaldo Lopes (PT-MG) disse esperar que a Polícia Federal “não se preste a este papel” de cair na narrativa bolsonarista de associar a facada ao PT. O parlamentar ainda chamou atenção para a suposta relação entre Adélio e Carlos Bolsonaro.

Isso porque em 5 de julho de 2018, Adélio esteve na cidade de São José (SC), Região Metropolitana de Florianópolis, e fez uma hora de tiro esportivo no clube .38. Dois dias depois, Carlos Bolsonaro desembarcou na mesma cidade e passou um final de semana inteiro confinado no mesmo clube de tiro, conforme postado pelo próprio vereador em seu Instagram. 

Quem é amigo do Adélio é o Carlos Bolsonaro. Ele esteve com Adélio, compartilhou o estande lá no clube de tiro de Santa Catarina. Quem tem que explicar a relação com Adélio é o Carlos”, disparou o petista.

"Desespero"

Para Reginaldo Lopes, o fato do clã Bolsonaro trazer o episódio da facada novamente à tona, tentando associá-lo ao PT, mostra “desespero”.

“Eles sabem que as pesquisas são verdadeiras, sabem que o Lula se transformou em um grande movimento de redemocratização do país, dos direitos, da construção de um novo projeto de nação, então, de fato, estão no desespero absoluto. Sabem que vão perder [as eleições] e querem reinventar a facada”, avaliou.

O parlamentar revelou à Fórum, ainda, que o PT está pedindo investigações sobre as fake news bolsonaristas e sobre os atos de campanha antecipada de Bolsonaro. “Não vamos admitir em hipótese alguma que essa campanha seja baseada na mentira”, atestou.