EDINHO SILVA

“Uber de Araraquara rompe com situação de extrema exploração”, diz Edinho Silva

Em entrevista ao “Fórum Onze e Meia”, Edinho Silva afirmou que é favorável à chapa Lula-Alckmin: “Não há nada mais importante do que derrotar o que está aí”

“Aplicativo de Araraquara rompe com situação de extrema exploração”, diz Edinho Silva.Créditos: Edinho Silva - Reprodução/YouTube Fórum
Escrito en POLÍTICA el

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), ressaltou a importância da criação do aplicativo Bibi Mob, uma espécie de “Uber público”, lançado pela Cooperativa de Transporte de Araraquara, a Coomappa, em parceria com administração municipal.

“Esta experiência rompe com uma situação de extrema exploração que havia. É importante ressaltar que não existe cooperativa sem a vontade política das trabalhadoras e dos trabalhadores em se organizarem. A prefeitura só apoiou”, declarou Edinho, em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta segunda-feira (14).

O prefeito de Araraquara revelou que, durante a pandemia do coronavírus, foi procurado por representantes dos motoristas. Eles encontraram um aplicativo desenvolvido por jovens do Rio de Janeiro e queriam o apoio da prefeitura para colocar a ideia em prática.

“Por meio deste aplicativo, os trabalhadores levam para casa de 90% a 95% do resultado do seu trabalho. No formato anterior, as empresas ficavam com 40% a 50%. Além disso, a prefeitura está apoiando com internet rápida e subsidiando uma sede para a categoria. Com isso, temos hoje mais de 10 mil usuários cadastrados”, revelou Edinho.

O prefeito destacou, ainda, que os próximos a ser contemplados devem ser os motoentregadores. “Esses trabalhadores convivem com superexploração, recebendo apenas de R$ 5 a R$ 7 por corrida. Eles estão procurando um sistema de aplicativo para avançar. A prefeitura também está apoiando".

Petista destaca importância do cooperativismo

Edinho Silva acrescentou que investe no cooperativismo desde que era vereador em Araraquara. “Hoje temos cooperativas de catadores de lixo, mulheres assentadas comandam uma padaria comunitária e estamos apoiando um modelo semelhante para pessoas que saíram do sistema prisional, que encontram muitas dificuldades de emprego”.

O prefeito explicou que os recursos para essas iniciativas vêm do orçamento próprio aprovado pela Câmara. “Temos um fundo municipal de apoio ao cooperativismo, que desenvolve políticas públicas nesse sentido, o que propicia essas realizações”.

Edinho defende federações partidárias

O petista também se posicionou favoravelmente à formação das federações partidárias. “É um avanço imenso, que tem tudo para trazer governabilidade a médio prazo, em uma democracia vulnerável. Trata-se de uma experiência nova, que requer paciência e capacidade de diálogo”.

Edinho afirmou que viabilizar as federações não é simples, mas necessária, porque o que está em jogo é o combate ao autoritarismo.

“Temos de derrotar Bolsonaro e, em um segundo momento, o bolsonarismo, que é mais forte do que o próprio Bolsonaro. Por isso, é fundamental ampliar a capacidade de diálogo”, defendeu.

Prefeito é favorável à chapa Lula-Alckmin

Esses argumentos fazem com que Edinho seja favorável ao nome de Geraldo Alckmin como vice na chapa do ex-presidente Lula. “Não há nada mais importante do que derrotar o que está aí. Sou a favor de que se criem condições favoráveis para isso. O Alckmin representa a ampliação do diálogo”, completou.

Assista à íntegra da entrevista: