FACADA

Adélio escreveu carta pedindo que STF limite seu tempo de internação

Autor da facada em Jair Bolsonaro fez outras solicitações em duas cartas que circularam pelas mãos de funcionários do presídio

Adélio Bispo.Créditos: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada em Jair Bolsonaro (PL) na campanha eleitoral de 2018, solicitou em duas cartas que escreveu para a Defensoria Pública da União, que o Supremo Tribunal Federal (STF) avalie limites à punição que cumpre na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

Para ele, sua defesa deveria pedir aos ministros que averiguem se sua internação sem data para acabar é inconstitucional.

As cartas foram redigidas dentro da cadeia e circularam pelas mãos de funcionários do presídio, responsável por encaminhá-la ao defensor de Adélio.

Tempo indeterminado

A prisão preventiva de Adélio foi convertida em junho de 2019, em medida de segurança, uma internação por tempo indeterminado. Laudo psicológico comprovou que o autor do atentado contra o hoje presidente da República tem "transtorno delirante persistente". Inquéritos da Polícia Federal demonstraram que ele agiu sozinho na sua tentativa de matar Bolsonaro.

Numa das cartas escritas à mão por Adélio, ele argumenta que não pode ficar isolado por mais tempo do que prevê a lei. Hoje, a detenção máxima é de 40 anos. Caso a Defensoria Pública aceite o pedido dele e ajuíze uma ação no Supremo, e caso ainda os ministros julguem favoravelmente a tese, Adélio ficaria internado, no máximo, até 2058, quando teria 80 anos de idade.

Adélio reclama ainda, em outra das cartas, da quantidade de medicamentos que toma e diz que quer mudar seu tratamento médico. Aos 43 anos, ele é atendido por médicos psiquiatras, mas na carta pede que seja atendido só por psicólogos.

PF desmente novo depoimento

Na tarde desta segunda-feira (14), a Polícia Federal informou que "não procede" a informação de que Adélio Bispo teria prestado novo depoimento no qual associou a facada que desferiu em Bolsonaro, durante a campanha eleitoral de 2018, ao PT. 

Nos últimos dias, em bolhas bolsonaristas nas redes sociais, tem se intensificado a narrativa de que o PT teria sido o mandante da facada. 

A informação, agora desmentida pela PF, veio a partir de postagem, no último sábado (12), feita por um perfil associado ao grupo hacker Anonymous, afirmando que Adélio “prestou depoimento gravado pela PF dizendo que a facada teria sido encomendada pela campanha de Haddad em 2018". "Carluxo irá usar esse vídeo. Eu tenho certeza, absoluta que Adélio foi coagido", emenda o tuite.