ELEIÇÕES 2022

Orlando Silva adianta que PCdoB deve definir apoio a Haddad no sábado

O deputado federal Orlando Silva disse, ainda, que acima das questões regionais, a prioridade é criar possibilidades de Lula vencer a eleição

Orlando Silva crê em apoio do PCdoB a Haddad em SP.Créditos: Richard Silva/PCdoB na Câmara
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) revelou que seu partido deve definir, neste sábado (19), apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) ao governo de São Paulo. A afirmação foi feita em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta quarta-feira (16).

“Creio que haverá um desfecho sobre essa questão. O PCdoB realizará um encontro no sábado e meu palpite é que defina pelo apoio a Haddad”, revelou.

“Tenho outro palpite que o PSOL também vai sinalizar nessa direção”, acrescentou Orlando.

O parlamentar elogiou a postura de Márcio França (PSB-SP) em relação à possível viabilização de acordo entre partidos do campo progressista.

“O Márcio deixou claro que o PSB vai estar no mesmo palanque do PT, independentemente se ele vai ser ou não candidato ao governo de São Paulo. Acredito que as articulações o deixaram sem ambiente quanto a isso. Mas ele poderá ser um excelente senador, pois é muito qualificado”, ressaltou.

O deputado defendeu a instituição da federação partidária. “É uma coisa muito importante. Trata-se de uma união entre partidos que têm identidade programática, inicialmente com quatro anos de duração, mas que poderá ser ampliada”.

Orlando lembrou que o instrumento no país tem inspiração em práticas semelhantes no Uruguai, no Chile, em Portugal e na Alemanha, por exemplo.

“No Brasil existia a coligação, uma aliança eleitoral que acabava no final da eleição. A federação é um caminho democrático. É natural que haja debate, pois há diferenças entre os partidos e a federação obriga a atuar junto no Parlamento. Porém, sou otimista e acredito que vai sair o acordo entre o PT e o PSB. O PT é um partido grande, mas cabe a ele ter atitudes não hegemônicas, por meio de mediação política sem prejudicar os outros partidos”, ressaltou.

“Se for preciso retirar a candidatura do PT ao governo da Bahia para atrair o PSD, a ideia deveria ser considerada”

Questionado sobre a possibilidade, veiculada nesta terça (15), de Jaques Wagner (PT) deixar de disputar o governo da Bahia, em um movimento para atrair o PSD à candidatura do ex-presidente Lula (PT) ainda no primeiro turno, com apoio ao senador Otto Alencar (PSD), o baiano Orlando Silva afirmou:

“O Wagner sempre foi um político construtor de pontes e muito generoso. É preciso pensar no principal. Se for preciso retirar a candidatura do PT ao governo da Bahia para atrair o PSD, acho que a ideia deveria ser considerada. Além disso, o Otto pode atrair setores do centro que o PT tem dificuldades”, avaliou.

Orlando acredita que Flávio Dino deveria ter maior destaque no PSB

O deputado também foi indagado sobre como ficou o relacionamento do PCdoB com o governador do Maranhão, Flávio Dino, que recentemente trocou o partido do deputado pelo PSB.

“É uma relação extraordinária. O PCdoB vai apoiar o candidato do Dino ao governo do Maranhão e sua candidatura ao Senado. Ele mudou de casa, mas não de rua”, brincou o parlamentar.

“Acredito, inclusive, que ele deveria ser um quadro de maior destaque no PSB, pois é muito qualificado. Creio que ele não deveria ser subestimado”, apontou.

Assista à entrevista na íntegra: