ELEIÇÕES 2022

Após vazamento, TSE divulga respostas às Forças Armadas sobre eleições

Luís Roberto Barroso já havia classificado como "filme repetido" os novos ataques de Bolsonaro usando as informações requeridas por general: "mentira já está pronta".

Luís Roberto Barroso.Créditos: Divulgação/TSE
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou na tarde desta quinta-feira (17) a íntegra das respostas a indagações feitas pelo general de Divisão Heber Garcia Portella, integrante da Comissão de Transpare^ncia das Eleiço~es. As perguntas foram vazadas em grupos bolsonaristas após Jair Bolsonaro (PL) iniciar novos ataques ao sistema de votação dizendo que a corte não havia respondido as perguntas das "Forças Armadas".

"Diante do vazamento da existência de perguntas que foram formuladas, bem como do próprio teor das perguntas, o TSE resolveu divulgar o inteiro teor dos documentos que contêm as perguntas formuladas pelo general Heber Portella e as respostas elaboradas pela área técnica da Corte Eleitoral", diz a nota divulgada no site do TSE.

"A decisão de divulgação do material foi tomada em conjunto pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso, e pelos futuros presidentes, Luiz Edson Fachin e Alexandre de Moraes, levando em conta que as informações prestadas às Forças Armadas a respeito do processo eletrônico de votação são de interesse público e não impactam a segurança cibernética da Justiça Eleitoral", diz ainda o texto, que divulga a íntegra das respostas às Forças Armadas - Veja aqui.

Entre os questionamentos feito pelo militar há pedidos de documentos que são públicos, como o "organograma incluindo os responsáveis pelas estruturas de tecnologia do TSE".

Barroso crítica novos ataques de Bolsonaro

Em entrevista no domingo (13), Barroso reagiu aos novos ataques de Bolsonaro contra o sistema de votação, classificando como "filme repetido". O ministro disse ainda que o presidente antecipa sua estratégia de campanha eleitoral ao declarar que as Forças Armadas questionaram o TSE sobre vulnerabilidades nas urnas eletrônicas.

"O que há de minimamente verdadeiro: há um representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições. Em dezembro, ele apresentou uma série de perguntas para entender como funciona o sistema. Elas entraram às vésperas do recesso. Em janeiro, boa parte da área técnica do TSE faz uma pausa, e agora as informações solicitadas estão sendo prestadas e vão ser entregues na semana que vem. Só tem perguntas. Não há nenhum comentário. Não falam de vulnerabilidade. Quando o presidente diz que encontraram vulnerabilidades antes mesmo de receber as respostas às indagações, ele está adiantando, desavisadamente, a estratégia que ele pretende adotar. Para falar a verdade, ele queimou a largada. Ele lança mão dos questionamentos feitos pelo representante das Forças Armadas, quando, na verdade, tudo o que foi feito foram algumas perguntas e, antes de ter recebido as respostas, já disse que tem vulnerabilidades. Ele antecipou a estratégia dele, que é: não importa quais sejam as respostas, eu vou dizer que o sistema eleitoral eletrônico tem vulnerabilidades. Ele não precisa de fatos, a mentira já está pronta".