ELEIÇÕES 2022

“Alckmin terá de se comprometer publicamente com projeto do PT”, diz Tamires Sampaio

A secretária-adjunta de Segurança Cidadã em Diadema (SP) também destacou resultado de pesquisa favorável ao PT, mas pediu cautela: “É preciso pés no chão”

Tamires Sampaio avaliou possível chapa Lula-Alckmin.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A secretária-adjunta de Segurança Cidadã da prefeitura de Diadema (SP), Tamires Sampaio (PT), afirmou que, caso Geraldo Alckmin seja candidato a vice-presidente na chapa de Lula (PT), o ex-tucano terá de se comprometer publicamente com o projeto do PT.

“É importante ficar claro que esse comprometimento significa um recuo, porque os governos do PSDB não comtemplaram a defesa da educação, das cotas, políticas públicas não privatistas, combate à reforma trabalhista”, declarou Tamires, que é mestre em Direito Político e diretoria do Instituto Lula, em entrevista ao Fórum Onze e Meia desta sexta (18).

Ela ressaltou, ainda, que, caso se concretize, a chapa Lula-Alckmin não pode representar uma guinada do PT ao centro, mas o sentido inverso, ou seja, uma mudança na postura política de Alckmin.

Tamires relatou que observa dois movimentos dentro do PT em relação ao ex-tucano. “Tem uma corrente que entende que o momento é de combater esse governo genocida. Para isso, é preciso criar uma frente ampla, incluindo centro e centro-direita, e acabar com o bolsonarismo, se possível no primeiro turno”, apontou.

“Porém, há uma parcela, principalmente ligada à educação, ao movimento negro, que viveu os governos do PSDB, com desmonte das políticas públicas, aumento da violência policial, ataque aos professores. Então, é muito difícil engolir quem sempre esteve na nossa oposição”, explicou Tamires.

Pesquisa favorável ao PT é importante, mas é preciso ter cautela, aponta Tamires

Ela destacou os resultados da pesquisa Ipespe, divulgada nesta sexta (18), amplamente favorável ao PT.

O levantamento indicou que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), lidera a disputa pelo governo paulista e tem 38% das intenções de votos quando o seu nome é associado como uma escolha de Lula e Alckmin. 

A pesquisa também apontou que o ex-presidente Lula lidera entre o eleitorado paulista e tem 34% das intenções de votos.

“Isso representa que pela primeira vez existe a viabilidade real de um governo do PT no estado de São Paulo. Porém, é preciso se organizar muito, pois o resultado da pesquisa não pode subir à cabeça. Há muito trabalho de base a ser feito, principalmente no interior, com a criação de comitês de base. A máquina das fake news é perigosa”, alertou.

Letalidade policial em Diadema caiu 75% em governo petista

Tamires, que é pré-candidata à deputada federal, revelou que está na secretaria de Segurança de Diadema desde 2021 e os resultados já aparecem.

“A administração do prefeito Filippi Júnior (PT) aposta em políticas preventivas e comunitárias, que contemplam, também, o combate ao racismo na área de segurança. Os números apontavam uma letalidade policial muito alta em relação à população negra. Este índice caiu 75% na cidade”, contou Tamires,

Assista à entrevista na íntegra: