POLÍTICA

Rui Costa do PCO diz que partido pode atuar em conjunto com o bolsonarismo

Em entrevista à "Folha de S. Paulo", Rui Costa afirma, ainda, que Monark foi vítima de "campanha de calúnias"

Presidente do PCO, Rui Costa PimentaCréditos: Calloshccp/Wikimmedia Commons
Escrito en POLÍTICA el

Presidente do Partido da Causa Operária (PCO), Rui Costa Pimenta afirmou, em entrevista à "Folha de S. Paulo", que acha "natural" bolsonaristas elogiando o partido nas redes sociais. Além disso, ressaltou que, "em alguns casos, poderia atuar e trabalhar em conjunto com esses setores".

"Acho natural [bolsonaristas apoiando o PCO], é um ponto de intersecção que existe. Assim como há setores de direita que são nacionalistas. Nós defendemos também, somos anti-imperalistas. Em alguns casos, você poderia atuar em conjunto com esses setores", disse, acrescentando: "Não teria problema [trabalhar em conjunto com a direita], porque nós consideramos que a implementação de qualquer um desses pontos será favorável ao povo brasileiro."

Rui Costa, que apoiou a fala de Monark sobre ser favorável à criação de um partido nazista no Brasil, voltou a defender o ex-apresentador do Flow Podcast. Para o presidente do PCO, Monark foi "vítima de uma campanha de calúnias".

"Ele foi vítima de uma campanha de calúnias. Todo mundo sabe que a posição dele é liberal, não é nazista. Simplesmente discutiu uma tese, de que seria legítimo, democrático, se alguém tentasse legalizar um partido nazista. Somos favoráveis a uma liberdade de expressão, organização e manifestação irrestrita. É uma posição tradicional do socialismo marxista", disse.

"Não deveria haver restrição a discursos de ódio", diz Rui Costa

Segundo ele, há "muitos pontos de contato entre os liberais e os marxistas". "Os liberais são uma expressão determinada da democracia burguesa. Os marxistas partem de uma democracia popular. Há uma raiz em comum. O pessoal não deveria estranhar isso", afirmou.

Costa pontuou, ainda, que não deveria haver restrição a discursos de ódio ou desinformação. "Para nós um elemento essencial é a educação política do povo. É melhor educar, combater abertamente. Se houvesse um partido nazista, combateríamos publicamente e mostraríamos o que é, o que pensa."

Candidato a presidente quatro vezes, ele afirmou que dessa vez o partido apoiará Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mesmo torcendo o nariz para seu provável vice, o ex-tucano Geraldo Alckmin. Comandado por Rui Costa desde sua fundação, o PCO tem cerca de 5 mil filiados, e nunca elegeu ninguém para nenhum cargo.