POLÍTICA

Lula cancela viagem ao Rio que começaria neste domingo

Tragédia de Petrópolis e indefinição do quadro-político eleitoral do Rio contribuíram para a decisão

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

A tragédia de Petrópolis, que deixou pelo menos 138 mortos, e a indefinição do quadro-político eleitoral do Rio de Janeiro, fizeram com que o ex-presidente Lula cancelasse a viagem que faria ao Estado a partir deste domingo (20).

O petista iria rever o seu amigo Martinho da Vila e visitar a deputada Benedita da Silva, que se recupera de uma cirurgia na coluna. Além disso, encontraria alguns políticos como os prefeitos do interior e da Baixada, a maioria da base de Cláudio Castro (PL), dispostos a apoiá-lo; e deputados federais e estaduais de partidos de centro e de centro-direita simpatizantes de sua candidatura.

Estava também prevista uma reunião com o deputado Marcelo Freixo, pré-candidato do PSB.

Porém, o PT entendeu que não seria adequada a promoção de encontros quando o Rio vive um clima de consternação por causa da tragédia na cidade serrana. Também pesou a indefinição do quadro de candidaturas à sucessão estadual no Rio.

Dessa forma, Lula deve ir ao Estado dentro de um mês, após a viagem ao México, agendada para a próxima semana. O adiamento vai permitir que ele volte ao Rio com um quadro mais claro dos apoios e alianças possíveis no Rio.

Indefinição do quadro político no Rio

A a indefinição de alianças locais têm imposto um ritmo lento na escolha dos vices nas chapas dos pré-candidatos ao governo do Estado do Rio. A vaga ainda está desocupada nas chapas do governador Cláudio Castro, do deputado federal Marcelo Freixo e do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT).

Castro tem esbarrado na composição ao Senado e costuras nacionais de seu partido para escolher o vice, enquanto Freixo ainda negocia apoios ao seu nome e Neves corteja políticos da Baixada Fluminense.

 

* Com informações do Agenda do Poder