RACHADINHA

Novo escândalo: Flávio Bolsonaro usou Receita Federal no caso das rachadinhas

Foram deslocados pelo órgão para fazer a apuração do caso a pedido do senador dois auditores-fiscais e três analistas tributários

Flávio Bolsonaro.Créditos: Wilson Dias - Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

A pedido do senador Flávio Bolsonaro (PL), a Receita Federal mobilizou cinco servidores por quatro meses para apurar se ele teria tido seus dados fiscais acessados e repassados de forma ilegal ao Coaf, o que deu origem ao caso das "rachadinhas".

Foram deslocados pelo órgão para fazer a apuração do caso dois auditores-fiscais e três analistas tributários, entre outubro de 2020 a fevereiro de 2021.

As 181 páginas do processo mostram que a apuração foi resultado de requerimento apresentado por Flávio, por intermédio de quatro advogados —Luciana Pires, Renata Alves de Azevedo, Juliana Bierrenbach e Rodrigo Rocha—, ao então secretário especial da Receita, José Barroso Tostes Neto.

A Receita jamais confirmou a apuração. A partir de informações internas que indicavam a existência do caso, a Folha apurou o número do processo, 14044.720344/2020-99, e, a partir daí, entrou com pedido de Lei de Acesso à Informação.

Flávio detalha no pedido que não quer acesso a parte dos acessos feitos, "mas a TODAS [escreve em maiúsculas] as pesquisas de seu nome, de sua esposa e de suas empresas, que tenham sido realizadas desde o ano de 2015".

Tráfico de influência

O que o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) fez pode ser enquadrado como tráfico de influência. É um dos crimes praticados por particular contra a administração em geral. Consiste em solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.

Com informações da Folha