ELEIÇÕES 2022

Jaques Wagner comunica o PT que não é mais candidato ao governo da Bahia

Lula já sinalizou que Otto Alencar (PSD) pode ser apoiado pelo PT ao governo da Bahia, mas partido não descarta ter candidato próprio

Jaques Wagner.Créditos: Divulgação/PT Bahia
Escrito en POLÍTICA el

Em reunião com o diretório estadual do PT na Bahia, nesta segunda-feira (28), o senador Jaques Wagner (PT-BA) comunicou o partido que não é mais pré-candidato ao governo do estado

“A retirada da minha candidatura não implica na retirada da candidatura do PT. Quem decidirá se terá candidatura ou não, não sou eu, será o partido", declarou Wagner. 

"É claro que respeitamos a decisão do companheiro Wagner, mas não a recebemos com alegria. Nossas instâncias se reunirão intensamente nos próximos dias para atualizar nossa posição", afirmou, por sua vez, o presidente do PT baiano, Éden Valadares. 

“Nossa decisão será fruto do debate interno, mas também do imprescindível diálogo com os demais partidos e lideranças da base, como Otto, Leão, Lídice e PCdoB”, completou o dirigente. 

Lula dá aval a Otto Alencar 

O ex-presidente Lula (PT) gostaria de manter a candidatura de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia. Porém, como o senador avisou à bancada do PT que não deseja disputar a eleição este ano, o ex-presidente deu aval, na sexta-feira (25), para o senador Otto Alencar (PSD) concorrer ao cargo.

Lula declarou que Alencar pode ser candidato ao que quiser que terá o seu apoio. Mas o senador do PSD enfrenta resistência dentro da bancada do PT, que teria rachado depois da desistência de Wagner e do atual governador Rui Costa resolver ser candidato ao Senado.

Por enquanto, Otto Alencar nega que já exista uma definição em relação a seu nome para o governo baiano

“Minha candidatura ao Senado está mantida. Nunca disse que sou candidato a governador. Nem Wagner disse que não será candidato”, afirmou o senador do PSD, em entrevista à Folha de S. Paulo.