Exclusivo: Bolsonaro inaugura "obra que não existe" da Transposição do São Francisco com água de chuva

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do RN disse à Fórum que as águas do São Francisco ainda não chegaram ao estado; confira

Foto: Alan Santos/PR
Escrito en POLÍTICA el

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta ganhar eleitoralmente com a Transposição do Rio São Francisco, as obras seguem inacabadas. Bolsonaro participa nesta quarta-feira (9) da inauguração de um trecho da transposição, em Jardim Piranhas no Rio Grande do Norte, onde a única água que chega é a da chuva que atingiu o Rio Piranhas.

Leia também: Documentos mostram que Bolsonaro avançou somente 2% na Transposição do São Francisco

Apesar de o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), comandado por Rogério Marinho, alegar que 100% das obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) estão concluídas, a realidade é que as águas ainda não chegaram ao RN. Isso é o que afirma a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Semarh-RN) à Fórum. O reportagem entrou em contato com a secretaria após uma reportagem do portal Saiba Mais sobre a inauguração de Bolsonaro.

"As águas do Rio São Francisco, do projeto de Transposição, elas não chegaram ao Rio Grande do Norte ainda. Elas estavam na Paraíba, eles abriram as comportas lá. Por um erro de cálculo e desconhecimento do Rio Piranhas por parte da equipe do Governo Federal, eles liberaram lá na Paraíba [e vieram inaugurar antes da água chegar], só que as águas demoram alguns dias para chegar no Rio Grande do Norte", declarou o secretário João Maria Cavalcanti, da Semarh, à Fórum.

"Eles estão inaugurando a transposição sem a água sem transposição", afirmou. "É um desperdício de recurso público... Lá está rolando uma megafesta promovida pelo Governo Federal para não inaugurar nada. O presidente Bolsonaro está em Jardim de Piranhas inaugurando uma obra que não existe", completou.

"O projeto de integração não chegou no RN, ainda está na Paraíba. Eles consideram que a obra está concluída lá na Paraíba, porque lá é só acampar o leito do rio. A transposição entra no RN por dois trechos: Rio Piranhas e Apodi. No do Rio Piranhas eles não fizeram sequer o portal de entrada da água, que é uma obra da transposição, não tem nem o local que eles vão fazer. No trecho de Apodi-Mossoró não existe nem previsão para o início da obra, de R$ 1 milhão. Então, a transposição não está concluída", detalhou.

João Maria Cavalcanti afirmou que as obras de transposição no Rio Grande do Norte "praticamente não começaram", apesar de Bolsonaro dar elas por concluído. "Não tem nenhuma obra do governo Bolsonaro no RN", disse.

O secretário apontou que o governo de Fátima Bezerra (PT), está trabalhando para garantir a chegada das águas na Barragem de Oiticica. "Lá há recursos do Governo Federal para a instalação de alguns equipamentos, mas a obra é do governo estadual. Não é uma obra do PISF", afirmou. Bolsonaro chegou a visitar a barragem de Oiticica nesta quarta-feira (9).

O secretário afirmou ainda que enxerga uma movimentação política em favor do ministro Rogério Marinho, que deve concorrer a algum posto nas eleições de outubro no RN. "O ministro está em campanha. Ele traz o presidente ao estado com a narrativa que estão entregando a transposição, ao lado do leito do rio, mas a água é de chuva", declarou.

João Maria ainda desmentiu a narrativa de que Bolsonaro teria construído maior parte das obras do Eixo Norte e reforça que nos governos Lula e Dilma a construção do projeto avançou até 92,5%. Nos relatórios do Ministério do Desenvolvimento Regional da atual gestão aparece que as obras da Transposição do São Francisco estavam com 96,9% de conclusão no início do governo Bolsonaro, em fevereiro de 2019. Em dezembro de 2021, o MDR apontava 98,64% de finalização. Um avanço de menos de 2%.

Atualização às 16h15