GARIMPO EM TERRAS INDÍGENAS

Lula: "Se eu for presidente não terá garimpo em terras indígenas”

A Câmara aprovou em regime de urgência a tramitação do PL que pretende autorizar garimpo em terras indígenas

O ex-presidente Lula.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, nesta quinta-feira (10), que se voltar a ser presidente não haverá garimpo em terras indígenas.

“Se eu for presidente da República não terá garimpo em terras indígenas”, disse Lula.

O ex-presidente lembrou ainda que “os índios não são intrusos, eles estavam aqui antes dos portugueses chegarem. Eles têm direito a vida digna e cuidarmos da Amazônia é mais importante que garimparem um pouco de ouro”.

Escárnio

Empurrada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), a casa legislativa aprovou nesta quarta-feira (9) a tramitação em regime de urgência do PL 192/20, que pretende autorizar atividades de mineração em terras indígenas. O avanço da proposta aconteceu mesmo com toda a mobilização da sociedade e com o ato organizado pelo cantor e compositor Caetano Veloso e outros artistas na frente do Congresso Nacional. Movimentos apelidaram o PL de Pacote da Destruição.

O requerimento de urgência foi aprovado por 279 votos a favor e apenas 180 contrários. Apenas PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB e Rede orientaram voto contrário à proposta. União Brasil, PP, PL, PSD, Republicanos, PSDB, Novo, Cidadania, PV, Solidariedade foram favoráveis. O MDB liberou a bancada. A aprovação da tramitação acelerada aconteceu mesmo com uma multidão na frente do Congresso se manifestando contra o texto.

Veja a entrvista abaixo: